Depois de ter sido o ninho dos Angry Birds durante 11 meses, o Pavilhão do Conhecimento continua a acolher bicharada.
Há quem diga que só lhes falta falar e a verdade é que cães e gatos já nos acompanham há milhares de anos. Mas o que sabemos ao certo sobre eles? Como se tornaram tão diferentes dos animais selvagens? Como vêem, cheiram, ouvem e sentem o mundo?
Composta por três áreas temáticas e 47 módulos, a exposição que chega da Cité des Sciences et de l’Industrie desafia-nos a compreender de forma divertida, sensorial e interactiva o mundo dos nossos animais de companhia e as razões pelas quais se comportam de formas tão peculiares. Alguns exemplos: numa corrida contra o tempo, os donos são desafiados a igualar a velocidade dos cães mais velozes ou a treinarem a sua performance no salto em comparação com os gatos. No tradicional jogo "Quem é quem?" aplicado aos animais vão explorar a diversidade morfológica entre raças e noutra área poderão entrar em 11 casotas que representam as raças de cão portuguesas.
No módulo "Do miar ao ladrar" vão tentar decifrar o que nos dizem os cães e os gatos através das suas vocalizações e no módulo "Por todo o mundo" descobrir se todos os países têm a mesma relação com os seus animais de companhia. Nesta exposição há também obras de arte para quatro patas, uma piscina de bolas semelhante a uma gigantesca malga de ração onde os visitantes podem mergulhar e uma parede de cocós (sem cheiro!) onde cada dono se compromete a apanhar sempre os dejectos dos seus patudos.
Em paralelo, decorrerão no primeiro e no segundo domingo de cada mês, respectivamente, os programas Passaporte Canino e Instinto Felino. Nestes dias os visitantes poderão visitar o Pavilhão do Conhecimento na companhia dos amigos de quatro patas e participar em workshops temáticos gratuitos desenvolvidos pela PET B Havior e pelo Grupo Hospital do Gato.
Programa da inauguração aqui.