Dia 21 de Novembro Carla Pires sobe ao palco do Pequeno Auditório do Centro Cultural de Belém, em Lisboa.
Ana Sofia Carvalheda conversou com a cantora, que levantou a ponta do véu do alinhamento escolhido para esta noite especial de concerto na capital
*****
Carla Pires tem tido o privilégio de atuar em prestigiados palcos internacionais como: Ópera de Gent (Bélgica); Queen Elizabeth Hall (Londres); DeLaMar Theater e Concertgbow (Amesterdão); Schowburg Roterdamse (Roterdão), Rasa (Utreque); Cirque d’Hiver (Paris); Södra Teatern e Kulturhuset (Estocolmo); Expo Mundial-Aichi (Japão); Coliseo Carlos III (Madrid), Teatro Sólis (Montevideu). Em dez anos de carreira dedicada ao fado realizou mais de 300 concertos em quatro Continentes e editou quatro discos, os dois últimos lançados internacionalmente pela Harmonia Mundi.
Com uma presença notável em palco, Carla Pires possui um talento inato para conquistar o público desde o momento em que começa a cantar. Apoiada pelo desempenho de excelentes músicos, a sua voz única e sensual, transporta o fado e o seu sentimento para rotas musicais surpreendentes.
Apesar de ter apenas dois álbuns editados em nome próprio, “Ilha do Meu Fado” (2005) e “Rota das Paixões” (2011), e mais um com o Quinteto Amália, “O Fado em Concerto” (2002) a fadista Carla Pires tem já um historial impressionante e um percurso singular de espectáculos no estrangeiro, com cerca de 350 concertos efectuados em 21 países de quatro continentes.
Com passagem por inúmeras salas emblemáticas e de prestígio – Ópera de Graz, Ópera de Gent (Bélgica), Queen Elizabeth Hall (Londres), DeLaMar Theater e Concertgbow (Amesterdão), Schowburg Roterdamse (Roterdão), Rasa (Utreque), Cirque d’Hiver (Paris), Södra Teatern e Kulturhuset (Estocolmo), Expo Mundial de Aichi (Japão), Coliseo Carlos III (Madrid), Teatro Sólis (Montevideu) ou Museu Histórico Nacional (Rio de Janeiro) – Carla Pires actua, dia 21 de Novembro, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, em mais uma data do ciclo “Há Fado no Cais”, organizado pelo CCB e pelo Museu do Fado.
Neste espectáculo, em que se poderá facilmente perceber a razão do seu estrondoso sucesso nos palcos internacionais e o porquê das críticas entusiastas e enlevadas de quem a eles assiste, Carla Pires interpreta fados incluídos nos seus discos já editados e levanta o véu sobre o seu novo álbum, “Aqui”, que será lançado no início de 2016 e do qual Carla mostrará três temas. Um álbum em que o mote principal é Lisboa, embora não se deixe fechar nas fronteiras geográficas da cidade… Um enorme cais de partida e de chegada de fados e de outras músicas. Com ela, em palco, estarão neste concerto Guilherme Banza (guitarra portuguesa), Pedro Pinhal (viola), Vasco Sousa (baixo e contrabaixo) e ainda uma convidada muito especial, a bailarina e coreógrafa São Castro, que vai dançar o fado “Aprende o Meu Coração” (tema de Rosa Lobato Faria e Mário Pacheco).
São Castro ganhou recentemente o prémio de melhor espectáculo de dança 2015 da SPA com a sua coreografia “Play False” e partilhou o palco com a fadista nas apresentações de “Fado: Ritual e Sombras", também premiado na Holanda como o melhor espectáculo de dança de 2014. A coreografia é de Vasco Wellenkamp, a que Carla Pires deu voz.
CCB – 21 de Novembro
Ainda este ano, Carla Pires actua – para além do CCB – no Cinema São Jorge, Lisboa (11 de Novembro, Concerto Solidário "O Fado Acontece”) e no Forum Romeu Correia, Almada (4 de Dezembro). No estrangeiro, participa no importante Festival Utopiphonies, em Louvain-La-Neuve, Bélgica, a 19 de Novembro, e, já em 2016, faz uma digressão de três datas em França, com espectáculos a 29 de Abril (Théâtre de Saumur), 30 de Abril (Vernoux en Vivarais) e 10 de Maio (Scène Nationale de Cherbourg). Integrada no espectáculo “Fado: Ritual e Sombras”, de Vasco Wellenkamp, canta em Amesterdão (Holanda) nos dias 26, 27, 28 e 29 de Novembro.