Casa com Árvores Dentro lida com questões prementes como a discriminação étnico-racial, o capacitismo, a LGBTQFOBIA, a gordofobia, passando ainda pela saúde mental, a depressão e o suicídio nestas comunidades e nas camadas mais jovens. O espectáculo, integrado no projecto |PÊ| – Prefixo de Desumanização, é uma ferramenta de pensamento, de questionamento, de levantamento de possibilidades de transformação social e cívica, desde as mais simples às mais significativas.
A obra foi escrita a partir de um historial de voluntariado e serviço social, com base em entrevistas, casos reais e experiências pessoais. Seguiram-se-lhe dezenas de diálogos e sessões de trabalho com educadores, assistentes sociais, mediadores culturais, ativistas e outras pessoas unidas pela intenção de levar adiante uma consciência mais informada e sensível à diferença. A ideia original e a encenação são de Cláudia Semedo; o texto e a dramaturgia são de Gisela Casimiro; Ana Madureira, Catarina Marques Lima, Natacha Campos, Pedro Peças e Vânia Luz compõem o elenco.
Cinco pessoas, uma casa, o sistema. Um observatório de questões que afetam a nossa juventude, mas também aqueles e aquelas que têm um papel de cuidadores e que são tantas vezes descurados. A história de uma família peculiar, forçada a partilhar temporariamente um lar construído a partir de profundas fracturas sociais e discriminações várias. Um espectáculo que pretende inspirar a pensar sobre o medo, o preconceito e tudo o que preferíamos não lembrar que ainda acontece.
Este espectáculo tem o apoio da Antena 1. Mais informações na página de Facebook da Companhia de Actores.