No ano em que celebra 50 anos, a Universidade Nova de Lisboa atribui a Gilberto Gil o grau de Doutor Honoris Causa pelo seu inestimável contributo para a cultura e para a cidadania. A Pró-Reitoria para a Cultura propõe, o ciclo Brasil na Nova – em homenagem a Gilberto Gil, um conjunto de concertos e iniciativas pensadas em torno da obra de Gil e das suas reverberações, a partir da Universidade como espaço de interrogação.
Iniciando-se a 22 de outubro com o concerto “Ventos do Brasil e de Portugal”, primeira data de um ciclo de repertório luso-brasileiro que resulta de uma colaboração entre a Orquestra Metropolitana de Lisboa, o Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (CESEM) da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas e a Embaixada do Brasil, em que será apresentado um arranjo inédito, encomendado para esta ocasião, do compositor italiano Aldo Brizzi sobre “Domingo no Parque” de Gil.
O ciclo Brasil na Nova prossegue no dia 2 de novembro com o pianista Júlio Resende que fará uma “Improvisação para Gilberto Gil”, com um concerto inédito de Resende com António Zambujo, intitulado “Língua”, em que os dois artistas apresentam uma viagem musical pela língua e cultura portuguesa e brasileira.
No dia 3 de novembro, o músico, professor e compositor José Miguel Wisnik apresentará uma aula-show intitulada “A Terceira Margem do Rio – poesia e canção brasileira”, concerto comentado (voz e piano) sobre as imbricações literárias da canção popular brasileira. A fechar esta homenagem, no dia 9, é apresentado o segundo concerto dos Solistas da Metropolitana, intitulado “Trompetes do Brasil”.