Muitos dos plásticos que usamos acabam no mar, representando uma ameaça para o ambiente e sendo reconhecidos como um problema global. Com o passar do tempo decompõem-se em fragmentos mais pequenos, sem nunca desaparecerem do oceano. A estes microplásticos juntam-se os que são utilizados como matéria-prima na indústria, as microesferas dos produtos de higiene e as fibras de roupa.
Muitas vezes invisíveis a olho nu, estas partículas absorvem compostos orgânicos persistentes na água e libertam aditivos tóxicos. Acabam por ser ingeridas por muitos organismos marinhos que as confundem com alimento, podendo depois atingir as populações humanas através do consumo de produtos do mar.
O problema é complexo mas existem iniciativas para a redução dos microplásticos e todos teremos de fazer a nossa parte como consumidores e como cidadãos. Cada um de nós pode, diariamente, fazer pequenos gestos que contam para a mudança global, como reduzir o uso de plástico, reutilizar ou reciclar recipientes usados e recusar produtos de cosmética e de higiene com microplásticos.