"Museus e histórias controversas: Dizer o indizível em museus" é o tema eleito pelo ICOM para o Dia Internacional dos Museus, que se celebra a 18 de maio.
O Dia Internacional dos Museus, celebrado anualmente a 18 de Maio, foi criado em 1977 pelo ICOM – Conselho Internacional de Museus, com o objectivo de promover, junto da sociedade, uma reflexão sobre o papel dos Museus no seu desenvolvimento.
Neste sentido, todos os anos o ICOM propõe um tema diferente para estas comemorações, em torno do qual os museus organizam diversas iniciativas, dirigidas aos mais variados tipos de público.
O tema proposto para 2017 é "Museus e histórias controversas: Dizer o indizível em museus".
Com esta proposta, pretende-se que os museus dinamizem a reflexão e a tomada de consciência para as consequências da actuação humana sobre o meio em que vivemos e o impacto que os actuais modelos económicos e sociais acarretam a médio e a longo prazo.
Desta forma, é igualmente realçado o papel fundamental dos museus no processo de transição para uma sociedade sustentável, nomeadamente através do desenvolvimento de novos métodos de pensar e de agir, imprescindíveis para a adaptação a novas formas de viver que garantam o respeito pelos limites e pela diversidade da natureza.
A Noite Europeia dos Museus, criada em 2005 pelo Ministério Francês da Cultura e da Comunicação, associa-se uma vez mais a estas comemorações.
Este ano, subordinado ao tema “Museus e histórias controversas: dizer o indizível em museus” abre as suas portas na noite de sábado, dia 20 de Maio.
Os museus permitem ao público descobrir as suas colecções e participar em actividades propositadamente organizadas para esta ocasião.
A Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) promove a divulgação nacional do Dia Internacional dos Museus/Noite dos Museus, convidando os espaços museológicos devidamente credenciados e integrados na Rede Portuguesa de Museus a juntarem-se a estas comemorações, e disponibilizando oportunamente a programação geral das actividades.