Neste arranque de 2022, depois do regresso da Dinamarca, onde a dada altura decidiu viver, depois da gravidez e de ultrapassado o tempo de isolamento, depois de regressar a Portugal, para viver no Funchal, depois de tanta coisa, emmy Curl decidiu que era tempo de olhar para o percurso artístico que iniciou em 2007 e reuniu em 15 Years um conjunto de peças que acredita que definem esse capítulo. E assim há recriações de temas dos seus dois álbuns – “Volto na Primavera” vem de Nadia (2015), “Devesas” e “Aliados” pertencem, claro, ao alinhamento de Oporto (2020) – mas também dos EPs que foi lançando: “Clarity” foi originalmente incluída em Origins (2012).
Por aqui encontra-se também uma fantástica versão de “Maio Maduro Maio”, tema que remete para um período em que viveu em Aveiro: todas as suas canções são, aliás, entradas num diário que continua a escrever. 15 Years terá edição em CD e vinil e, explica-nos a artista, “transportará consigo imagens e criações visuais da minha autoria além dos meus retratos, alguns autorretratos, em ordem cronológica desde então”. Um trabalho tão pessoal quanto revelador, portanto.
“Entretanto”, revela ainda emmy, “estou a compor um álbum, um amor declarado à minha terra – Trás-os-Montes – onde exploro os sons tradicionais e cânticos das montanhas. É um trabalho que vejo como uma contribuição à minha base de influências com todas as aprendizagens que reuni durante estes últimos 15 anos. Ser mãe também me libertou de muitos estigmas e inseguranças, inspirando-me a criar muito mais livre de julgamento, é um enorme entusiasmo e prazer poder cantar as minhas raízes com tanta sede de liberdade”, admite.
- 09/abr – Águeda, Auditório Ana Paula Silva
- 14/abr – Vila Real, Café-Concerto Maus Hábitos – Vila Real
- 25/abr – Gouveia, Teatro Cine de Gouveia
- 07/mai – Alpedrinha, Teatro Clube de Alpedrinha // Sons no Teatro
- 08/mai – Lisboa, Espelho d´Água
- 27/mai – Olhão, República 14
- 28/mai – Famalicão, Café-concerto da CdA Famalicão