Partindo da obra da família, de Valério Romão, construímos um espetáculo sobre as transformações atuais na estrutura e dinâmica das famílias. Com dramaturgia criada pelo autor, serão cinco dessas histórias que o TEATRÃO levará a cena a partir de 9 de dezembro, em duas partes e em dias distintos.
Os cinco episódios familiares têm uma estrutura fabulista, mítica e fantástica, embora paradoxalmente quotidiana. Os episódios não estão propriamente localizados nesta ou naquela época, não fazem parte do passado embora também ali estejam, nem são contemporâneos, embora reconhecíveis no dia a dia. Sem ter qualquer pretensão ensaística ou formal, o tratamento melodramático, no melhor sentido da palavra, tem uma estrutura épica que, de forma inadvertida ou propositadamente, sabe-se lá, desassossega o recetor.
Nas cinco casas que mostramos, os pais são todos Henriques, as mães são todas Martas, os filhos Rogérios, Antónios, Ritas e Raqueis e os cães Neros. As fendas na construção familiar são as de todos nós, os velhos a quem não conseguimos atender, os novos a quem não conseguimos educar, a paixão que não conseguimos manter, o futuro que não podemos vislumbrar. Da família é uma espécie de condomínio à beira de um ataque de nervos cujo ansiolítico é a fantasia e que achamos dever prescrever aos espectadores em dose dupla.
Também a partir deste desassossego, que logo à partida nos desequilibrou na aproximação à obra, queremos propor um ciclo de atividades que de alguma forma abordem assuntos que a obra nos suscita. Não para desvendarmos qualquer mistério, já que não é mister da arte deslindar charadas, mas socializar angústias.
FICHA TÉCNICA E ARTÍSTICA
- Dramaturgia: Valério Romão
- Encenação: Marco Antonio Rodrigues
- Interpretação: Cláudia Carvalho, Isabel Craveiro, Hugo Inácio, João Santos, Margarida Sousa, Pedro Lamas e Sofia Coelho
- Desenho de Luz: Jonathan Azevedo
- Cenografia e Figurinos: Filipa Malva
- Composição e direção musical: Victor Torpedo
- Sonoplastia: Pedro Fonseca/Coletivo AC e Nuno Pompeu
- Apoio Vocal: João Rui
- Coreografia: Ana Figueiredo
- Design gráfico: Paul Hardman
- Fotografia: Carlos Gomes
- Cabeleireiro: Carlos Gago (Ilídio Design)
- Direção Técnica: Jonathan Azevedo
- Direção de Cena: Afonso Abreu, Diogo Barbosa, Diogo Simões, David Meco e Mariana Pereira
- Operação de Luz e Som: Jonathan Azevedo e Nuno Pompeu
- Construção e Montagem de Cenário: José Baltazar, Josh Ford, Manuel Carvalho e Paul Yem
- Costureira: Albertina Vilela e Lídia Mota
- Montagem Luz e Som: Diogo Figueiredo, Jonathan Azevedo e Nuno Pompeu
- Produção Executiva: Cátia Oliveira e Mariana Pereira
- Comunicação: Margarida Sousa
- Intérpretes Língua Gestual Portuguesa: Andreia Esteves, Luísa Gonçalves (profissionais) André Santos, Constança
- Figueiredo, Sofia Poupinha, Sofia Brandão, Sofia Flor (alunos Licenciatura LGP da ESEC);
- Audiodescrição: Anaísa Raquel – Produções
- Maiores de 14 anos