O Utopia estreia-se em Braga, de 2 a 12 de novembro. 11 dias de uma programação intensa e para todos os públicos. O Utopia é uma criação da The Book Company e tem no centro a melhor das invenções, presente em todas as artes, ramos científicos e do saber. O livro, um objecto simples cujas características técnicas pouco se alteraram nas últimas centenas de anos, é um instrumento de compreensão do mundo e é, ainda hoje — numa época de aceleração — o maior transmissor de capital cultural perene.
O festival literário Utopia tem este ano o tema “territórios literários” e reúne mais de 100 convidados, dezenas de parceiros e forças vivas da cidade — agentes culturais, empresas, bibliotecas, livrarias, outros eventos literários e universidades. Autores de primeira linha, em diversas áreas da cultura e do saber, marcam a agenda do festival em diversos formatos como conversas, espetáculos, workshops, sessões em escolas, oficinas, passeios literários e outros.
Logo no primeiro dia, Ricardo Araújo Pereira e Frederico Lourenço protagonizarão a sessão inaugural, no Theatro Circo, às 21h30. Entre os mais de 100 convidados que integram a estreia do Utopia, são várias as presenças internacionais confirmadas: Ludmila Ulitskaya, Karina Sainz Borgo, Gilles Lipovetsky, Lluís Prats, Lélia Salgado, David Mitchell e Martin Puchner. A programação multidisciplinar do Utopia concentra-se nos fins de semana, de sexta a domingo, no Espaço Vita, onde se encontra a Capela Imaculada. Nos Claustros do Espaço Vita estará instalada uma feira do livro que reúne sete livrarias bracarenses, bem como a presença de parceiros do festival.