De 2 a 4 de junho, o festival Fusos espalha duas dezenas de espetáculos pela aldeia de Alte, no concelho algarvio de Loulé, cruzando em palco diferentes artes, como música, teatro, sonoplastia, dança, poesia, pintura, literatura e rádio. O programador Carlos Norton ligou-se esta quarta-feira (31 maio) às manhãs da Antena 1 para conversar com Mónica Mendes sobre o festival.
Na sexta edição do Fusos, os olhos fixam-se na bandeira desenhada na montanha para ver o concerto de inauguração com Argonautus Ensemble e Carla Pontes. Outro destaque é o concerto de Teresa Salgueiro na sexta, dia 2, onde a fusão com tecnologia permitirá ao público estar virtualmente ao lado da cantora durante o concerto. As manhãs no Fusos são para aproveitar para uns banhos na Fonte Grande, Fonte Pequena ou na Queda do Vigário, experimentar a gastronomia local e, quem sabe, uns passeios de canoas.
Na noite de sábado, a estreia absoluta de O Fabuloso Destino de Amália, uma radionovela, que cruza rádio com teatro e música, para invocar a infância de Amália Rodrigues — escrita pelo jornalista António Pires, com a participação em palco de Carla Pires, Luanda Cozetti, Raquel Bulha, Carla Pontes, Luís Pucarinho, Jorge Benvinda e Txibra. Músicos de diversos universos musicais juntam-se para dar voz às personagens que ajudam a Amália criança a tornar-se no grande ícone mundial.
Domingo começa com um percurso pedestre com música, seguido de uma tarde de danças e o concerto de encerramento de O Gajo, junto à belíssima queda de água do Vigário, e onde os cantares polifónicos da Letónia, pelas Saucejas, se vão juntar. Todos os eventos do Fusos, co-produção da Junta de Freguesia de Alte e da Câmara Municipal de Loulé, com a associação cultural Fungo Azul, têm entrada livre.