A musica sentida e tocada por diferentes musicos sob o tema Migração.
Ana Sofia Carvalheda dá a conhecer a edição deste ano do Festival de Música de Setubal:
O Festival de Música de Setúbal, aproximando-se da sua 7ª edição, continua a ser um fenómeno cultural incomparável, juntando convidados de renome internacional, tanto de Portugal como além-mar, em conjunto com comunidade local – incluindo aproximadamente 1500 jovens – através da música, e enriquecendo a vida cultural desta cidade.
Ian Ritchie
*****
Na edição de 2017 irão estar presentes alguns dos maiores grupos de músicos nacionais e internacionais: a Grand Union Orchestra (Londres), a Sinfonietta de Lisboa e o Coro da Gulbenkian. A guitarra que, de uma forma geral, existe em todas as culturas, será um dos elementos mais presentes nesta edição, não havendo, talvez, outro instrumento tão simbólico da migração, ou representativo da vida musical na Península Ibérica.
Dejan Ivanovich, vindo de Tuzla (Bósnia e Herzegovina) e atualmente considerado um dos mais conceituados guitarristas clássicos de Portugal, actuará em três concertos contrastantes. Outros solistas, incluindo duas artistas excepcionais da região de Setúbal: a cantora e acordeonista de tradições Celina da Piedade, e a brilhante jovem fadista Teresinha Landeiro. O Ensemble Juvenil de Setúbal, um dos melhores exemplos de democracia musical, já é reconhecido como uma pequena “orquestra” excepcional, no que diz respeito ao talento e à diversidade dos jovens músicos que o constituem.
O Festival de Música de Setúbal 2017 irá ter o privilégio de receber Pilar Del Rio, a viúva do escritor José Saramago, vencedor do Prémio Nobel da Literatura, para discutir o conceituado livro do seu marido, A Jangada de Pedra, que reflecte e ilumina perfeitamente os nossos temas vitais de migração e da Península Ibérica.