Após 7 anos o FESTIVAL MÚSICA JÚNIOR apresenta pela primeira vez uma novidade surpreendente ao se realizar numa localidade diferente de Montalegre, município que sempre acolheu bem esta iniciativa.
O FESTIVAL MÚSICA JÚNIOR é actualmente a iniciativa artístico-pedagógica mais referenciada no meio musical português assumindo um papel incontornável na formação de jovens estudantes de música fora do contexto escolar.
Vocacionado para uma faixa etária entre os 8 e os 24 anos de idade, o ESTÁGIO DE VERÃO do FESTIVAL MÚSICA JÚNIOR irá uma vez mais acolher mais de 300
estudantes oriundos maioritariamente de Portugal, Espanha, França, Bélgica Moçambique e outras nacionalidades que ao longo de 9 dias estarão em intensa actividade musical, acompanhados por um colectivo de 34 professores e 3 maestros.
Os participantes irão desta forma adquirir experiência integrando um Coro, uma Big Band, uma Orquestra Juvenil e uma Orquestra Sinfónica, num ambiente musical único e com especial sabor das férias.
Iniciado em 2012, este projecto tem proposto diferentes horizontes musicais onde as temáticas do Jazz, o Legado de Piazzola, o Humor, as Bandas Sonoras de Hollywood, Fado – O Legado Português, O Folk e o Étnico no Universo Erudito, Música nas Américas, A Genialidade Russa e tiveram como convidados especiais Mário Laginha e Maria João, Pedro Santos, Carlos Moura, Sofia Escobar e Mário Augusto, Helder Moutinho e Rui Vieira Nery, Gilles Apap, Vasco Dantas Rocha, Jeffery Davis e Gabriela Canavilhas, Kyril Zlotnikov e António Victorino d’Almeida.
À semelhança das edições anteriores, a temática proposta em 2019 é uma vez mais singular e aliciante – ÓPERA vs TEATRO MUSICAL | Egos e Virtuosismos – contando novamente com solistas de grande relevo no meio musical nacional e internacional.
A soprano Bárbara Barradas, o tenor Carlos Cardoso, a cantora Sissi Martins o cantor Ruben Madureira e o inconfundível Fernando Alvim que fará a apresentação dos concertos finais.
A par destes protagonistas serão uma vez mais convidados alguns dos melhores professores dos principais Conservatórios e Escolas de Música Nacionais, Espanha e França que juntamente com os participantes serão os protagonistas da programação cultural que será desenvolvida em PONTE de SOR durante o Festival Música Júnior.
Para descontrair após os ensaios, supervisionados por professores e sempre em
segurança, haverá inúmeras actividades ao ar livre, jogos tradicionais, campeonatos de futebol, kayaks, padle, mini-golf, ténis, piscina, entre tantas outras.
O convite estende-se igualmente a toda a família para passar férias no decorrer do Festival, usufruindo dos alojamentos e do potencial turístico da região.
Percorrida pelo montado Alentejano e marcada pela bela envolvente da albufeira de Montargil, PONTE de SOR alia o património natural a uma interessante herança histórica e oferta cultural, ideais para descontrair e recuperar forças."