“Há Música ao Fundo do Túnel” é uma iniciativa de âmbito nacional criada para a promoção da Saúde Mental e do Bem-estar através da Cultura (Musical). É organizada pela Coordenação das Políticas de Saúde Mental e conta com o apoio do Ministério da Saúde e do Ministério da Cultura, Juventude e Desporto.
Acontece anualmente desde 2021 nos Metros do Porto e Lisboa sob a forma de várias dezenas de concertos de música ao vivo com o propósito de lançar novos artistas e alertar a população portuguesa para a importância da sua Saúde Mental. Hoje, a par do eixo Porto/Lisboa, conseguimos chegar a muitas mais pessoas através de atuações nas estações ferroviárias mais movimentadas do país – Amadora, Aveiro e Braga.
Esta iniciativa também é composta por duas Galas Solidárias (Lisboa e Barcelos – Capital Mundial da Saúde Mental) com cartazes que agregam artistas bem conhecidos. A totalidade das receitas de bilheteira destas galas é oferecida (em géneros) a uma entidade que trabalha no setor da Saúde Mental. Esta entidade é escolhida anualmente pela Coordenação Nacional das Políticas de Saúde Mental.