Homem Irracional de Woody Allen é filme Antena 1!
Fique atento às emissões da Antena 1, visite o sítio do Cinemax e ganhe entradas para as antestreias no cinema Nos, Colombo em Lisboa no dia 15 de setembro e no cinema UCI Arrabida em Gaia no dia 16 de setembro.
O novo filme do cineasta Woddy Allen, Homem Irracional, é sobre um atormentado professor de filosofia que encontra uma nova razão de viver ao cometer uma crise existencial.
O professor de filosofia Abe Lucas (Joaquin Phoenix) está emocionalmente frágil, incapaz de encontrar qualquer significado ou alegria na vida. Sente que tudo o que tentou fazer, desde o ativismo político ao ensino, não fez qualquer diferença na sua existência. Ao mudar-se para uma pequena cidade para lecionar uma nova turma, Abe envolve-se com duas mulheres: Rita Richards (Parker Posey), uma professora solitária que só deseja que ele a liberte do seu casamento infeliz; e Jill Pollard (Emma Stone), a sua jovem e melhor aluna, que se torna na sua melhor amiga. Jill adora o seu namorado Roy (Jamie Blackley), mas descobre em Abe a sua personalidade artística, torturada, sensível e um passado exótico irresistível. Mesmo mostrando todos estes sinais de desequilíbrio mental, Jill não consegue parar de sentir enorme fascínio pelo seu professor e amigo. Ainda assim, quando ela tenta dar um passo à frente na relação entre ambos, ele recua. Tudo se altera quando Abe e Jill ouvem a conversa de um estranho e sentem-se mergulhados nessa história que parece ter sido escrita para eles. Ao fazer uma introspeção profunda à sua existência, Abe sente-se com toda a força e energia para abraçar novamente a vida. Mas a sua decisão define uma série de acontecimentos que irão afetar Abe, Jill e Rita, para sempre.
Ao longo da sua carreira, Woody Allen foi exibindo o seu fascínio pelas questões filosóficas. “Desde muito jovem e, por uma qualquer razão, sempre tive curiosidade em saber o que as pessoas queriam dizer com “as grandes questões”. No meu trabalho essas questões tornaram-se temas com os quais eu brinco e exploro mesmo entrando pelo lado da comédia ou percorrendo caminhos mais sombrios, se for um drama.” Grande parte dos géneros dos seus filmes são os dramas conflituosos, sobre a existência humana.
Homem Irracional é uma história que expressa bem a visão do mundo, nua e crua, de Woody Allen.