A digressão do novo álbum de Katia Guerreiro vai "Até ao Fim"!
Faro é a próxima cidade portuguesa a receber a fadista que "canta para a lua". No dia 17 de Outubro, Katia subirá pela primeira vez ao palco do Teatro das Figuras de onde parte para a Suíça para um concerto em Vernier, dia 20 de Outubro, regressando ao país a 21 de Novembro para uma apresentação em Genève.
Ainda em Novembro, a fadista tem 6 concertos agendados em França: dia 12 na Salle Malesherbes, em Maison Laffite, dia 15 no Théâtre Gérard Philippe, em Saint-Cyr-l’École, dia 26 no Théâtre des Bouffes du Nord, em Paris, dia 27 no Espace Jacques Prévert, em Aulnay-sous-bois. A digressão termina no Centre Culturel, em Provins, dia 28 de Novembro.
Até ao Fim!
*****
"Até ao fim" é como se chama o novo disco gravado nos Estúdios Atlantic Blue, em Agosto e Setembro de 2014 com produção de Tiago Bettencourt.
Músicos: Luis Guerreiro, Pedro de Castro (guitarra portuguesa), João Veiga, Artur Caldeira, André Ramos (viola) e Francisco Gaspar (viola baixo)
Músicos convidados: Professor Joel Pina (viola baixo), Pedro Jóia (viola) e Tiago Bettencourt (viola + piano).
Video clip realizado por Hélder Mendes (Néon Media)
"Até ao Fim" foi gravado no Panorâmico de Monsanto, seguindo a opção do fotógrafo, Pedro Ferreira, para a imagem do CD
Fotos: Pedro Ferreira
Katia Guerreiro
Nasceu na África do Sul, cresceu nos Açores, descobriu-se em Lisboa.
Quis ser professora, veterinária e tornou-se médica. Mas o fado encontrou-a. E ela encontrou o Fado. Obra do destino? É sua convicção que este existe e está atento a ela. Por isso não faz planos, deixa a vida acontecer-lhe.
Foi por esta confiança que esperou o momento certo. O momento em que todos os elementos estivessem alinhados, no mesmo ritmo, na mesma poesia, na mesma paixão. Esperou pelos poemas. Esperou pela música. Esperou por todos com quem queria percorrer o caminho, há muito desejado, há muito preparado.
Os temas foram sendo coligidos, ao longo dos anos. De dentro da gaveta que é o seu coração, saíram para serem cantados com a emoção que a caracteriza. Eram muitos, a escolha foi difícil, mas os 12 eleitos representam a nova Katia Guerreiro, a que nos últimos anos se preparou para este agora.
Ao seu lado, Tiago Bettencourt, “um apaixonado pelo fado que além de excelente músico é também um amigo”, assegurou a produção e direcção musical do projecto, mas também escreveu, a solo e em parceria, algumas das músicas.
Sempre com ela, João Veiga, Pedro Castro, Luis Guerreiro e Francisco Gaspar, os músicos que há muito acompanham o seu fado. A estes, juntaram-se outros, nomes maiores da música portuguesa, como o professor Joel Pina, Pedro Jóia, André Ramos, Artur Caldeira.
Na autoria reúnem-se 20 nomes. Alguns em estreia absoluta, outros em homenagem póstuma. Todos em harmonia, Até ao Fim.
Alinhamento:
–9 Amores (Paulo de Carvalho)
–Mentiras (Rita Ferro/Pedro de Castro)
–Até ao Fim (Vasco Graça Moura/Tiago Bettencourt)
–Eu Disse ao Mar que te Amava (José Fialho Gouveia/Franklin Godinho)
–Janela do Meu Peito (Alberto Janes)
–Fado dos Contrários (Rui Machado/José Marques)
–Fado da Noite Que Nos Fez (Samuel Úria/Alfredo Marceneiro)
–Quero Cantar para Lua (Amália Rodrigues/Pedro de Castro)
–Sei que estou só (Sophia de Mello Breyner/Tiago Bettencourt)
–Nesta Noite (Paulo Valentim)
–As 4 Operações (Vasco Graça Moura/Tiago Bettencourt/Pedro de Castro)
–Eu gosto tanto de Ti (Canção para a Mafalda) (Katia Guerreiro)