Celebra-se em Miranda do Douro o dia da cidade a 10 de julho, data da comemoraçãodos 477 anos da elevação a cidade por D. João III em 1545.
Considerando o seu passado histórico na defesa da integridade do território nacional,em particular nos Sec. XVII e XVIII, pretende-se associar a estas comemorações o tema doAntigo Combatente.
As celebrações terão uma componente protocolar, com a inauguração deum memorial ao Antigo Combatente, programação cultural com uma série de iniciativas,música e um concerto no dia 09 de julho descrito com mais detalhe ao longo destedocumento.
Concerto – "L’ Castielho"
"L’ Castielho", que leva ao palcoas músicas do cancioneiro tradicional da Terra de Miranda através do grupo GalandumGalundaina (GG), da Banda Sinfónica do Exército (BSE) e do coro Ensemble Vocal ProMusica (EVPM), com arranjos do compositor Jorge Campos.
O concerto está dividido em duas partes, sendo a primeira feita pela Banda Sinfónica doExército e a segunda por Galandum Galundaina, Banda Sinfónica do Exército e o EnsembleVocal Pro Musica. Os temas do cancioneiro tradicional apresentados neste concerto fazemparte do disco Senhor Galandum do grupo Galandum Galundaina, editado em 2010 pela Açor.
A utilização de áudio poemas de Amadeu Ferreira e Manuel Preto, envoltos em paisagenssonoras, ao longo do concerto servirá de elemento aglutinador entre os elementos artísticospresentes em palco e reforçará o discurso performativo.
Este concerto, abraçado pelas muralhas do castelo, em ambiente intimista, pretendecelebrar o passado das memórias e avivar a ideia da necessidade de inverter a tendência deabandono desta região.A história, a tradição e a contemporaneidade, embarcam juntas numa aventura musicalonde mais de 140 músicos e cantores farão do castelo a caixa de ressonância da voz de umpovo.
Com o Apoio Antena 1!