No ano em que Lisboa é Capital Ibero-americana de Cultura, 2017, é também o ano em que se assinala o centenário do nascimento da cantora chilena Violeta Parra, figura incontornável na música e na História recente do Chile.
Assinalando este ano especial, Isabel Parra e Tita Parra, respetivamente, filha e neta da cantora chilena, estarão em digressão pela Europa, acompanhadas pelos músicos chilenos Greco Acuña e Juan Antonio Sánchez, marcando também presença em Lisboa.
- Concerto no Centro Cultural de Belém (CCB) dia 12 de setembro, às 21h00.
Violeta Parra é pouco conhecida em Portugal, mas foi graças a ela que, nos anos 1950, a música tradicional chilena viveu um período áureo de resgate e valorização: em viagem pelo país, mapeou ritmos, danças e canções, reunindo um espólio de cerca de três mil canções tradicionais.
Neste concerto as artistas revisitam as composições mais emblemáticas de Violeta, passando por temas cuja raiz radica na música popular chilena e latino-americana. São ainda apresentadas criações originais de Isabel e de Tita. O espetáculo apresenta uma sonoridade acústica, repleta de ritmos chilenos e latino-americanos reinventados, contando com instrumentos como guitarras acústicas, cuatro venezuelano, charango, percussões e flauta transversal.