"Temos imenso orgulho no nosso passado, mas apostamos claramente no futuro, num programa de qualidade e sempre inovador.
E à 12ª edição, que se irá realizar de 16 a 25 de Novembro de 2018, o LEFFEST prepara-se para reunir, de novo, o que de melhor se faz no mundo da Sétima Arte. Mas não só.
O Festival aposta, como sempre apostou, na interligação de propostas culturais diversas – do cinema à literatura, passando pela música e pelas artes plásticas – e afirma-se enquanto lugar propício à reflexão e discussão dos temas que marcam a actualidade.
Mais do que uma mostra de filmes, o LEFFEST quer dar ao espectador a possibilidade de confrontar ideias, ter voz activa, participando das experiências de vida e reflexões de cineastas, pensadores e artistas. Experiências e reflexão que o LEFFEST propõe no grande écran – através de uma programação diversificada que abrange as melhores produções cinematográficas, consagradas e emergentes – e ao vivo, nas várias manifestações artísticas, masterclasses, debates e simpósios programados a cada edição.
O Festival garante a melhor selecção de filmes em competição, a projecção de autores fundamentais na história do cinema e de jovens cineastas emergentes.
O LEFFEST inova mas mantém o que o define: descobre novos talentos, homenageia as personalidades marcantes através de retrospectivas ou mostras integrais e dá voz aos cineastas raros, os que mantiveram a sua produção incólume às pressões da indústria cinematográfica; expõe criações de artistas cuja obra está marcadamente associada ao cinema; abre novos caminhos e públicos à produção cinematográfica portuguesa.
Em 2018, o LEFFEST contará, como desde a sua primeira edição, com a presença de estrelas internacionais – nomes célebres no actual panorama do cinema, das artes, da literatura, da música, do pensamento – que irão partilhar o seu conhecimento e experiências com o público, através de conferências, masterclasses, workshops, performances, debates, exposições e espectáculos.
Este ano teremos a utilização de forma activa de espaços como o Centro Cultural Olga Cadaval, o Palácio Nacional e Jardins de Queluz, os cinemas Medeia Monumental e Nimas, Cinemateca Portuguesa e o Teatro Nacional D. Maria II, cuja qualidade e polivalência garantem o sucesso deste evento e permitem ao festival um envolvimento mais próximo com a dinâmica das duas cidades, com os seus habitantes e aqueles que nos visitam.
Com uma programação exigente e criteriosamente escolhida por quem vive e respira cinema, o Lisbon & Sintra Film Festival 2018 volta a colocar Lisboa, Sintra e o país em pleno circuito dos grandes festivais do mundo."