“Lisboa” sucessor de “Matéria” chegou às lojas dia 8 de fevereiro.
A cidade de “Lisboa” foi o ponto de partida para o convite aos 3 músicos-compositores dos LST, conversarem com Ana Sofia Carvalheda e tocarem ao vivo 2 temas do seu recente CD.
Fotos de Carlos Jorge Antunes
*****
“Lisboa” o novo disco do grupo LST – Lisboa String Trio conta com recentes composições de José Peixoto e uma do contrabaixista Paulo Paz, bem como de temas extraídos do universo da Guitarra de Lisboa dos autores Jaime Santos, José Nunes, Domingos Camarinha, Casimiro Ramos e Francisco Carvalhinho, numa clara homenagem à guitarra portuguesa e seus clássicos instrumentais, aqui interpretados com nova roupagem e marcados com a identidade do LST.
No seguimento do caminho traçado no seu primeiro e bem recebido CD – “Matéria” vencedor do Prémio Carlos Paredes´15 atribuido pela Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, “Lisboa” é um disco em que património antigo e temas recentes se sucedem, resultando num todo equilibrado e harmonioso.
- Bernardo Couto – guitarra portuguesa
- José Peixoto – guitarra
- Carlos Barretto – contrabaixo
"Quem somos quando avançamos?
Que territórios visitamos? Que fronteiras esbatemos?
Numa terra de dialectos de sangue é nessa pureza de uma raça impura que se geram novas formas de expressão para sentimentos intemporais. Novas cores, novos sabores. E é nesta paisagem mestiça que aparecem propostas singulares como a música deste trio. Música equidistante de várias tradições, sem as espelhar mas nelas inspirada, desenvolvendo várias plataformas de intersecção onde os músicos se podem exprimir livremente e semeá-las com as suas identidades.
Admitindo que estas duas palavras/conceitos podem existir sem sobressaltos, “jazz” e “português”, este trio atreve-se a construir a sua música nesse contexto poético e subjectivo do que pode ser essa expressão em português ou dentro daquilo que se pode (se se puder) definir como o seu sentir.
Jazz português? Se fado fosse…"
Fonte: Facebook do LST