A catástrofe humanitária em curso no centro de Moçambique, provocada pela passagem do ciclone Idai, levou a cantora de origem moçambicana, Selma Uamusse, a mobilizar, em 24 horas, dezenas de artistas e recursos humanos, técnicos e logísticos, para a realização de um espectáculo que terá lugar no Capitólio, no dia 2 de Abril, a partir das 21h00, a que a RTP – Rádio e Televisão de Portugal se associa numa emissão especial que irá decorrer entre as 10H00 e as 00H00 na RTP 1.
Na rádio a emissão especial arranca às 20h05 na RDP Africa e na Antena 3.
A Antena 1 terá reportagem ao longo da tarde e junta-se à emissão especial às 22h35, tal como a RDP Internacional a este espectáculo de solidariedade, depois do jogo da meia final da Taça de Portugal de Futebol entre Sp de Braga e Fc Porto.
O objetivo é angariar o máximo possível de receitas, a distribuir equitativamente entre sete das associações que se encontram no terreno a prestar assistência às centenas de milhares de vítimas, através de três categorias de bilhetes (Espectáculo e Bilhetes-Donativo) que estarão à venda a partir da próxima segunda-feira. Haverá ainda uma linha de valor acrescentado criada em especial para o efeito e um call center para que pessoas fora de Portugal ou que queiram contribuir com um valor superior, possam dar o seu contributo.
As sete associações beneficiárias serão a AMI – Fundação de Assistência Médica Internacional; Cáritas Portuguesa; Cruz Vermelha Portuguesa; Médicos Sem Fronteiras; Associação HELPO; a Fundação Girl Move e a ACRAS – associação cristã de reinserção e apoio social.