“Tens consciência de que vais fazer um disco muito triste? Faz lembrar o poema “Ah quanta melancolia” do Pessoa. Tu tens uma imensa amargura — a amargura domina o conjunto todo.”
RUAS E MEMÓRIAS é o terceiro álbum do cantautor Marco Oliveira. Gravado no estúdio Valentim de Carvalho entre 4 e 18 de Novembro de 2019, permanecerá como a última produção musical em estúdio de um dos mais importantes artistas da cultura portuguesa: José Mário Branco.
Dividido em duas partes – azul claro de dia e azul escuro de noite (versos de Ary dos Santos) — o álbum inclui fados tradicionais com a poesia de Manuela de Freitas e Ana Sofia Paiva, também responsáveis pela produção artística, e vários temas originais.
José Mário Branco, além da produção musical, assina os arranjos e a direcção musical de RUAS E MEMORIAS. Com Ricardo Parreira na guitarra portuguesa e Carlos Barretto no contrabaixo, este disco, propõe uma narrativa poética e musical na primeira pessoa, através do quotidiano de uma cidade em constante impermanência. Uma dedicatória de amor a Lisboa.
“O tempo passa, mas as ruas permanecem. Vamos deixando nelas pedaços da nossa existência. Poderão as cidades, como as tradições, sobreviver à passagem do tempo?”