O ano da maioridade da Monstra é assinalado no Cinemax com um programa especial de três curtas-metragens que refletem apostas da programação do Festival de animação de Lisboa.
A Estónia é o país convidado no ano em que celebra um século de existência. A Monstra organiza uma retrospetiva que será marcada por grandes obras e grandes mestres como Kaspar Jancis, Priit Tender, Chintis Ludgren, Rao Heidmets ou Priit Parn, este ultimo autor da ilustração do cartaz da edição 2018.
A curta-metragem "Body Memories", de Ülo Pikov, prémio de melhor curta na competição internacional da Monstra em 2012, será exibida no Cinemax no dia 28 de Fevereiro (RTP2, 00h00)
A Monstra assinala também o centenário da animação brasileira com um programa especial. O Cinemax exibe a curta "Projeto do Meu Pai" de Rosária Moreira no dia 1 de Março (RTP2, 00h00).
Na competição portuguesa surgem 12 filmes candidatos ao prémio Sociedade Portuguesa de Sutores – Vasco Granja, o que representa uma participação recorde. A curta-metragem "A Tocadora" de Joana Imaginário, será exibida neste micro programa televisivo no dia 8 de Março (RTP2, 00h00).
Nesta edição, a competição internacional de longas-metragens é composta por 7 filmes: “The Breadwinner”, filme nomeado para os Óscares 2018 como Melhor Filme de Animação, realizado por Nora Twomey, uma estreia absoluta em Portugal; “Have a Nice Day”, realizado pelo chinês Liu Jian, que tem sido alvo de grande censura no seu país; “Ethel & Ernest”, do britânico Roger Mainwood; “Cinderella The Cat”, filme italiano realizado por Ivan Cappiello, Marino Guarnieri, Alessandro Rak e Dario Sansone; “Rabbit Schoole” do alemão Ute von Münchow-Pohl; “The Oddsockeaters”, da República Checa, realizado por Galina Miklinova; e “A Silent Voice”, da jovem realizadora japonesa Naoko Yamada.
A competir pelo Prémio Vasco Granja / SP Autores, estarão 12 curtas portuguesas, produzidas em 2017 e 2018, por realizadores como André Ruivo, Catarina Sobral, Marta Monteiro, Joana Imaginário, Joana Toste, Pedro Serrazina, entre outros.
Como é habitual, a MONSTRA conta ainda com as secções de competição de Curtas-metragens, competição de Estudantes, competição Curtíssimas (filmes até 2 minutos) e competição Monstrinha, a secção do Festival dedicada ao público mais novo.