Em Oleanna, pulsam temas como o assédio sexual, o politicamente correto, a liberdade de expressão, a rape culture no campus universitário, em diálogos sobrepostos e intrigantes mal-entendidos. Em segundo plano, oenredo radica no realismo, enquanto se queimam pontes.
“Ninguém está certo e ninguém está errado.”, dizia Mamet aquando da estreia.
Oleanna de David Mamet
Ricardo Pais regressa à encenação com uma peça que ainda faz correr muita tinta e gera acesos conflitos a cada reposição: oleanna (1992)
de David Mamet.
Numa forma de produção autofinanciada e inovadora, Ricardo Pais recentra a sua atenção clínica no dizer, sem quaisquer outros artifícios, revisitando a questão da linguagem como forma de poder e arma para o obter, tema anteriormente exercitado no seu espectáculo “As Lições” (1998, a partir de Ionesco).
Uma peça intimista, quase claustrofóbica, no Teatro Sá da Bandeira, em que uma aluna e um Professor usam o verbo para ganhar ascendente um sobre o outro, transformando o que, noutras mãos, seria um thriller melodramático, numa tragédia dos nossos dias.
Dramaturgo, encenador, realizador e argumentista, David Mamet (n. 1947, Chicago) é um dos nomes constantes da cultura contemporânea, servindo se de todos os meios ao seu dispor (Literatura, Teatro, Cinema e TV) para dar forma ao seu trabalho de artesão da palavra. Fã confesso de Harold Pinter e Samuel Beckett, e cultor da tragédia clássica, cimentou um estilo de escrita limpo, em que as palavras valem por si e o diálogo se processa de forma metralhadamente original.
Em oleanna, pulsam temas como o assédio sexual, o politicamente correto, a liberdade de expressão, a rape culture no campus universitário, em diálogos sobrepostos e intrigantes mal‑entendidos. Em segundo plano, o enredo radica no realismo, enquanto se queimam pontes.
“Ninguém está certo e ninguém está errado.”, dizia Mamet aquando da estreia.
Sejamos bem‑vindos ao Teatro!
de David Mamet.
Numa forma de produção autofinanciada e inovadora, Ricardo Pais recentra a sua atenção clínica no dizer, sem quaisquer outros artifícios, revisitando a questão da linguagem como forma de poder e arma para o obter, tema anteriormente exercitado no seu espectáculo “As Lições” (1998, a partir de Ionesco).
Uma peça intimista, quase claustrofóbica, no Teatro Sá da Bandeira, em que uma aluna e um Professor usam o verbo para ganhar ascendente um sobre o outro, transformando o que, noutras mãos, seria um thriller melodramático, numa tragédia dos nossos dias.
Dramaturgo, encenador, realizador e argumentista, David Mamet (n. 1947, Chicago) é um dos nomes constantes da cultura contemporânea, servindo se de todos os meios ao seu dispor (Literatura, Teatro, Cinema e TV) para dar forma ao seu trabalho de artesão da palavra. Fã confesso de Harold Pinter e Samuel Beckett, e cultor da tragédia clássica, cimentou um estilo de escrita limpo, em que as palavras valem por si e o diálogo se processa de forma metralhadamente original.
Em oleanna, pulsam temas como o assédio sexual, o politicamente correto, a liberdade de expressão, a rape culture no campus universitário, em diálogos sobrepostos e intrigantes mal‑entendidos. Em segundo plano, o enredo radica no realismo, enquanto se queimam pontes.
“Ninguém está certo e ninguém está errado.”, dizia Mamet aquando da estreia.
Sejamos bem‑vindos ao Teatro!
versão | Pedro Mexia
encenação | Ricardo Pais
instalação cenográfica | Filipe Cortez
encenação | Ricardo Pais
instalação cenográfica | Filipe Cortez
luz | Nuno Meira
interpretação | Mafalda Lencastre |Pedro Almendra
assistência ao encenador | Paulo Ribeiro da Silva| Vera Santos
produção executiva | Elisa Santos
produção | Teatro DA DÚVIDA, Lda
apoio | Teatro Sá da Bandeira | Sala Estúdio Latino
As récitas decorrem sempre às 21:00, nos dias:
Fevereiro 21 – 24 | 27 + 28
Março 1 – 3 | 13 – 17
interpretação | Mafalda Lencastre |Pedro Almendra
assistência ao encenador | Paulo Ribeiro da Silva| Vera Santos
produção executiva | Elisa Santos
produção | Teatro DA DÚVIDA, Lda
apoio | Teatro Sá da Bandeira | Sala Estúdio Latino
As récitas decorrem sempre às 21:00, nos dias:
Fevereiro 21 – 24 | 27 + 28
Março 1 – 3 | 13 – 17