Para celebrar, a OJM preparou dois dias de festa para os quais convida todos os que têm acompanhado, directa ou indirectamente, o seu percurso.
- A 21 de Setembro, e após a inauguração formal, a big band sobe ao palco às 22h00 para rever o reportório original de Pedro Guedes e Carlos Azevedo. Com entrada livre, mas sujeita à lotação do espaço interior, este concerto exige inscrição prévia através do mail info@ojm.pt.
- Dia 22 será possível conhecer o novo espaço através de visitas guiadas, entre as 15h00 e as 17h00. Às 22h00, as atenções concentram-se no pátio exterior à nova sede da OJM na Real Vinícola com a big band a partilhar o palco com Manel Cruz. De entrada livre, este concerto vai recordar as músicas dos Ornatos Violeta, Foge Foge Bandido e Supernada, que receberam novos arranjos, mas também standards de Jazz com letras da autoria de Manel Cruz.
O espaço acolhe também os escritórios da Associação Orquestra Jazz de Matosinhos e as actividades do serviço educativo, complementando o trabalho já desenvolvido nas escolas do concelho e com a Orquestra de Famílias de Matosinhos.
Com o apoio, desde o primeiro momento, da Câmara Municipal de Matosinhos – com a cedência do espaço e o apoio na aquisição dos meios técnicos necessários -, a Orquestra Jazz de Matosinhos na Real Vinícola conta desde já com parcerias significativas com a Universidade do Porto (Faculdade de Engenharia e INESC-TEC) e o Instituto Politécnico do Porto (ESMAE, Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo; ESE, Escola Superior de Educação via CIPEM, Centro de Investigação em Psicologia da Música e Educação).