Os ritmos da Cumbia vão convidar à dança no próximo concerto do ciclo Terra, que a Capivara Azul – Associação Cultural, promove no Centro Internacional das Artes José de Guimarães. A convidada do espetáculo, marcado para o próximo dia 23 de Junho, é Pao Barreto, um dos nomes emergentes da música da América do Sul, que cruza os ritmos de influência africana, com uma visão do mundo marcada pela herança indígena.
Num ano em que o ciclo Terra se dedica a questionar as "ficções coloniais", não podiam faltar os ritmos da Cumbia, expressão da influência das tradições africanas nas Américas. Música de resistência, vista durante décadas pelos colonizadores como uma expressão demoníaca, este género nasceu da confluência entre o ritmo dos tambores trazidos pelos africanos escravizados e as melodias das gaitas indígenas.
Pao Barreto é uma profunda conhecedora destas expressões, tendo estudado Etnomusicologia em Paris, onde está radicada.
O seu primeiro disco "Sipralis", lançado há um ano, é o mote para a estreia absoluta em Portugal. A artista colombiana explora também outros ritmos caribenhos, como o porro e a champeta. No seu disco de estreia, "Spiralis", cruza esta herança com sonoridades eletrónicas bem reverberadas e alguns toques de soul, funk, swing e reggae, criando um universo próprio, que pode ser vivo, caloroso e repleto de alegria, mas também místico e introspectivo.
Com o Apoio Antena 1!