Dia 18 de novembro Vitorino apresenta-se em concerto (já ESGOTADO) no Teatro de São Luiz, em Lisboa.
Fique atento nesse dia (às 16h45 às 17h45 e às 23h22) à reportagem de Ana Sofia Carvalhêda em direto a partir daquela sala de espetáculos:
*****
Antes do concerto, Vitorino veio à Antena 1 apresentar em estreia mundial dois dos temas que irão fazer parte do alinhamento dessa apresentação.
Com desenho de som de António Farinha e produção de Ana Sofia Carvalhêda, aqui ficam as palavras e a música resultantes de um encontro de amigos: Vitorino e Armando Carvalhêda.
(Fotos de Filipe Ligeiro | Vídeo de Ana Gonçalves e Maria de Sá e Melo)
Convidados: ANA BACALHAU, SAMUEL ÚRIA, MANUEL JOÃO VIEIRA, FILIPA PAIS, ANA VIEIRA e CAMPONESES DE PIAS.
Vitorino Salomé é hoje – inevitavelmente – um nome à parte no panorama cultural português.
Se fosse produzida uma lista com 15 nomes da música portuguesa, que fossem embaixadores dessa mesma música, Vitorino teria de lá estar, ao lado da Amália, do Zeca Afonso e de uma outra mão cheia das personalidades que foram produzidas em cima da ideia poética do que é Portugal.
E chega agora o momento desse reconhecimento extravasar o meio e passar a domínio público.
"Tanto o meu convidado como eu, temos sido frequentadores regulares deste bairro vivo e agitado que envolve o Teatro São Luiz – o Chiado. E este concerto faz parte dessa narrativa que não pára.
O Manuel João Vieira é um artista completo. Os Camponeses de Pias cantam modas Alentejanas há décadas. E bem!
Assim entra por Lisboa um pedaço do mundo rural vindo do Sul. E eu, lembro com canções o que vivi nestes últimos quarenta e tal anos.
O nome do concerto é uma homenagem a um carpinteiro nascido no Redondo que interrompia as assembleias gerais do Redondense Futebol Clube com a sentença que dá título ao concerto.
A última vez que o vi convidou-me para um copo de vinho e desapareceu numa rua do Bairro Alto. Chamava-se Zé Embirra."
Vitorino Salomé
Fonte: Teatro S. Luiz