É já bem conhecida a relação de Fernando Vendrell com a literatura e os escritores. E, acima de tudo, com a literatura portuguesa, já que vários dos seus filmes orbitam em torno do universo de escritores nacionais. Basta lembrar Aparição (adaptação do romance homónimo de Vergílio Ferreira) ou a série de televisão Três Mulheres (sobre Natália Correia, Snu Abecassis e Vera Lagoa). Sombras Brancas, o novo filme do realizador, também adapta um livro de um autor português, neste caso De Profundis, Valsa Lenta, relato autobiográfico de José Cardoso Pires sobre o acidente vascular cerebral que sofreu em 1995, aos 71 anos. O filme foi rodado no final de 2020, em plena pandemia da covid-19, e montado no segundo confinamento geral, em 2021.
Coescrito por Fernando Vendrell e pelo escritor Rui Cardoso Martins, a partir da obra do autor, Sombras Brancas não é porém um decalque estrito do livro (de forte pendor clínico), mas parte dele para se estender ao universo literário do escritor. De resto, o AVC trombótico que causa no escritor-protagonista um período de amnésia e afasia é um bom gatilho para criar uma história labiríntica e imersiva que leva o espectador numa espécie de viagem ao interior da mente confusa do autor, na qual lugares, tempos, situações e personagens se fundem numa mistura entre o plano da vida real, a ficção e a memória.
No filme, que retrata várias fases da vida do autor e da sua mulher, a figura de José Cardoso Pires é interpretada por Rafael Gomes e por Rui Morisson, em diferentes idades, cabendo a Ana Lopes e a Natália Luíza o papel de Edite, a mulher do romancista. Enfermeira na vida real, e apesar do mito do amor conjugal, Edite permanece a seu lado, “acompanhando-o na sua vida concreta, estendendo a mão como que para o escoltar através do labirinto da sua própria mente”. O elenco conta ainda com atores como Maria João Bastos, Cleia Almeida, Rui Luís Brás, Soraia Chaves, Cristóvão Campos ou João Craveiro.
Texto de Nuno Camacho
Esta quinta-feira, dia em que Sombras Brancas chega às salas de cinema, o realizador Fernando Vendrell conversou em direto com Mónica Mendes. Ouça aqui a conversa.