Saltar para o conteúdo
    • Notícias
    • Desporto
    • Televisão
    • Rádio
    • RTP Play
    • RTP Palco
    • Zigzag Play
    • RTP Ensina
    • RTP Arquivos
Antena 1 - RTP
  • Programas
  • Podcasts
  • Vídeos
  • Música
    Nacional Internacional Fado Discos Antena 1 Concertos Antena 1
  • Notícias
  • Semanas Temáticas
  • Programação
  • O que já tocou
  • Outros Temas
    Cinema e Séries Cultura Política e Sociedade

NO AR
PROGRAMAÇÃO O QUE JÁ TOCOU
Imagem de MONSTRA: o cinema de animação invade Lisboa já hoje
Cinema e Séries Rui Alves de Sousa | 15 mar, 2023, 00:00

MONSTRA: o cinema de animação invade Lisboa já hoje

O festival de cinema de animação de Lisboa está de volta de 15 a 26 de março para a sua 22.ª edição.

Imagem de MONSTRA: o cinema de animação invade Lisboa já hoje
Cinema e Séries Rui Alves de Sousa | 15 mar, 2023, 00:00

MONSTRA: o cinema de animação invade Lisboa já hoje

O festival de cinema de animação de Lisboa está de volta de 15 a 26 de março para a sua 22.ª edição.

A MONSTRA, Festival de Animação de Lisboa, regressa para a sua 22.ª edição. Entre 15 e 26 março, o Cinema São Jorge, a Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, a Cinemateca Júnior, o Cinema City Alvalade e o UCI El Corte Inglés celebram o cinema de animação. Além de Ice Merchants, a curta-metragem de João Gonzalez que se tornou o primeiro filme português nomeado para um Óscar, a animação japonesa é o grande destaque desta edição. O programa completo de filmes pode ser consultado no site oficial da MONSTRA.

Além de ser uma oportunidade para partilhar a riqueza e a diversidade da animação japonesa, esta é também uma homenagem simbólica para assinalar os 480  anos da chegada dos primeiros portugueses (e os primeiros ocidentais) ao Japão, como explicado por Fernando Galrito e Miguel Pires de Matos, responsáveis pela programação do festival.

O cartaz e o spot promocional são a condizer, já que são da autoria de Koji Yamamura, que será também um dos grandes convidados do festival e que terá uma exposição no Museu do Oriente, Dezenas de Desenhos, dedicada aos seus filmes. Venceu o prémio especial do júri da Monstra no ano passado e vai ainda dar uma masterclasse à volta do seu trabalho. A Lisboa virá também Sanae Yamamura, colaboradora dos filmes do realizador.

E do país convidado a MONSTRA vai exibir quase cem filmes, entre 79 curtas e 16 longas metragens, e 60 destes filmes são inéditos em Portugal. Ainda vão acontecer duas estreias a nível mundial: são filmes feitos expressamente para o festival, e um deles terá banda sonora cantada ao vivo. A MONSTRA vai receber em antestreia o aguardado Inu-Oh, de Masaaki Yuasa.

Para celebrar a animação japonesa estarão também presentes Maya Yonesho, jovem realizadora com um olhar experimental no cinema de animação e que vai dar um workshop, e o crítico e historiador de cinema Ilan Nguyen.

Falar da animação japonesa é também recordar o seu vasto património, entre os autores mais conhecidos (como Satoshi Kon, Hayao Miyazaki, Isao Takahata, Osamu Tezuka e Katsuhiro Otomo) ao “casal fundamental do cinema japonês”, nas palavras de Fernando Galrito, Renzo e Sayoko Kinoshita, passando ainda por Michaël Dudok de Wit, o único ocidental a trabalhar com os estúdios Ghibli com o filme “A Tartaruga Vermelha”, e que vai estar no festival para uma masterclass. Há também espaço para olhar o futuro da animação japonesa com sessões de curtas-metragens universitárias.

Fernando Galrito destacou que a MONSTRA tem como objetivo “trazer sempre obras de grande importância cinematográfica” e que “é o festival português que passa mais filmes”. Mas é mais do que um festival dedicado ao cinema de animação: é também “um encontro de culturas” que nos traz “muitos países e olhares diferentes” e alguns “transgressores, porque sem transgressão não há criação”. Para este ano vão ser projetados 423 filmes em mais de duzentas sessões espalhadas pelo Cinema São Jorge, a Cinemateca Portuguesa, o Cinema City Alvalade e, pela primeira vez, os cinemas UCI. Há ainda as habituais retrospetivas e sessões especiais, masterclasses e a Monstrinha, que já conta com mais de 12 mil inscrições e que vai voltar a trazer o cinema para os mais novos, dos bebés e das crianças em idade pré-escolar, passando também do 1.º ao 12.º ano de escolaridade.

A competição de longas metragens contém duas animações portuguesas Os Demónios do Meu Avô, de Nuno Beato, e Nayola, de José Miguel Ribeiro, e um filme com participação nacional na sua produção: “Interdito a Cães e Italianos”, de Alain Unghetto, uma co-produção entre vários países. Ainda em destaque nesta competição estão os regressos de Ale Abreu, vencedor da Monstra com O Menino e o Mundo e que vai apresentar Perlimps, Signe Baumane com My Love Affair With Marriage e Alberto Vasquez com Unicorn Wars. Todos os realizadores estarão presentes no festival, estando Ale Abreu ainda por confirmar.

Nas competições inscreveram-se mais de 2600 filmes de 105 países e foram selecionadas 221 curtas e 10 longas, representando 50 países. A competição de curtas portuguesas teve perto de uma centena de submissões, no ano em que a nomeação ao Oscar nessa categoria teve representação portuguesa (Ice Merchants de João Gonzalez, que estará no festival). Miguel Pires de Matos salientou que esta distinção é mais uma prova do contínuo sucesso do cinema de animação português no estrangeiro, acumulando “mais de quatrocentos prémios em festivais de todo o mundo”.

Vale a pena ainda salientar o regresso das secções DokAnim, com documentários sobre o universo da animação, e Triple X MONSTRA, com propostas de animação que se ligam com o erotismo, onde serão apresentados dois filmes do tríptico Animerama de Osamu Tezuka. E no ano do centenário do cinema de animação português, a sua História vai ser salientada nesta MONSTRA, que está também a organizar sessões mensais dedicadas ao património da animação nacional na Cinemateca Portuguesa. Ainda se vão assinalar os 100 anos da primeira curta-metragem de Walt Disney, recordar a animação checa com Jiří Trnka e Jan Švankmajer, e vai ser apresentado um projeto especial: Winter Days de Kihachirō Kawamoto, que convidou 15 grandes mestres a fazerem haikus para este filme. A CPLP marca presença com 6 longas e 7 curtas, haverá espaço para conhecer o melhor o festival Punto y Raya, dedicado ao cinema abstrato, e os trabalhos das universidades Nafta de Sófia, que comemora 75 anos, e a Knutct de Kiev, para além das universidades japonesas já mencionadas. A MONSTRA vai marcar presença com estes filmes de estudantes em 20 universidades portuguesas.

Para terminar, nota para as outras exposições associadas ao festival: no Museu da Marioneta: Marionetas que Guardam o Tempo, uma viagem ao mundo das marionetas da animação portuguesa; na Sociedade Nacional de Belas Artes a exposição de Raimund Krumme, Traços de Movimento, que vai contar com a presença do próprio que vai desenhar nas paredes do espaço; uma oportunidade para ver cartazes em realidade aumentada; e uma exposição dos 100 anos do cinema de animação português na Cinemateca.

Texto de Rui Alves de Sousa
MONSTRA

Pode também gostar

Imagem de Óscares 2023: “Terra Média” vs. “Os Cinéfilos que Ninguém Pediu”

Óscares 2023: “Terra Média” vs. “Os Cinéfilos que Ninguém Pediu”

Imagem de Os avanços e falhanços da Inteligência Artificial e Cannes mais político de sempre

Os avanços e falhanços da Inteligência Artificial e Cannes mais político de sempre

Imagem de Marte, o rapto de Aldo Moro e Ricky Gervais no “Fora de Série”

Marte, o rapto de Aldo Moro e Ricky Gervais no “Fora de Série”

Imagem de Os filmes que vamos ver em 2023: um ano de grandes expectativas

Os filmes que vamos ver em 2023: um ano de grandes expectativas

Imagem de Jane Birkin (1946-2023)

Jane Birkin (1946-2023)

Imagem de Quando realizadores de cinema assinam telediscos

Quando realizadores de cinema assinam telediscos

Imagem de Os muitos mundos que passaram pela música de Ryuichi Sakamoto

Os muitos mundos que passaram pela música de Ryuichi Sakamoto

Imagem de Um novo olhar sobre a aventura americana dos Beatles em 1964

Um novo olhar sobre a aventura americana dos Beatles em 1964

Imagem de “Terra Média”: conspirações pop

“Terra Média”: conspirações pop

Imagem de Cannes à procura do futuro do cinema

Cannes à procura do futuro do cinema

PUB
Antena 1

Siga-nos nas redes sociais

Siga-nos nas redes sociais

  • Aceder ao Facebook da Antena 1
  • Aceder ao Instagram da Antena 1
  • Aceder ao YouTube da Antena 1

Instale a aplicação RTP Play

  • Apple Store
  • Google Play
  • Contactos
  • Frequências
  • Programas
  • Podcasts
Logo RTP RTP
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube
  • flickr
    • NOTÍCIAS
    • DESPORTO
    • TELEVISÃO
    • RÁDIO
    • RTP ARQUIVOS
    • RTP Ensina
    • RTP PLAY
      • EM DIRETO
      • REVER PROGRAMAS
    • CONCURSOS
      • Perguntas frequentes
      • Contactos
    • CONTACTOS
    • Provedora do Telespectador
    • Provedora do Ouvinte
    • ACESSIBILIDADES
    • Satélites
    • A EMPRESA
    • CONSELHO GERAL INDEPENDENTE
    • CONSELHO DE OPINIÃO
    • CONTRATO DE CONCESSÃO DO SERVIÇO PÚBLICO DE RÁDIO E TELEVISÃO
    • RGPD
      • Gestão das definições de Cookies
Política de Privacidade | Política de Cookies | Termos e Condições | Publicidade
© RTP, Rádio e Televisão de Portugal 2025