Saltar para o conteúdo
    • Notícias
    • Desporto
    • Televisão
    • Rádio
    • RTP Play
    • RTP Palco
    • Zigzag Play
    • RTP Ensina
    • RTP Arquivos
Antena 1 - RTP
  • Programas
  • Podcasts
  • Vídeos
  • Música
    Nacional Internacional Fado Discos Antena 1 Concertos Antena 1
  • Notícias
  • Semanas Temáticas
  • Programação
  • O que já tocou
  • Outros Temas
    Cinema e Séries Cultura Política e Sociedade

NO AR
PROGRAMAÇÃO O QUE JÁ TOCOU
Imagem de Os dez filmes mais marcantes de 2023
Cinema e Séries 22 dez, 2023, 07:57

Os dez filmes mais marcantes de 2023

Há uma forte presença ibérica (portuguesa e espanhola), dois dramas biográficos sobre figuras maiores do século XX, a curta em imagem animada que deu a primeira nomeação portuguesa nos Óscares, e um filme que reinterpreta o clássico “Os Verdes Anos”.

Imagem de Os dez filmes mais marcantes de 2023
Cinema e Séries 22 dez, 2023, 07:57

Os dez filmes mais marcantes de 2023

Há uma forte presença ibérica (portuguesa e espanhola), dois dramas biográficos sobre figuras maiores do século XX, a curta em imagem animada que deu a primeira nomeação portuguesa nos Óscares, e um filme que reinterpreta o clássico “Os Verdes Anos”.

O resumo do melhor cinema que vimos este ano tem uma presença forte do cinema ibérico. O regresso do mestre espanhol Víctor Erice, através de “Fechar os Olhos”; um novo olhar sobre os locais onde foi rodado o marcante “Os Verdes Anos”, agora pela lente de João Pedro Rodrigues e João Rui Guerra da Mata; uma história real passada na Galiza e recontada por Rodrigo Sorogyen; o díptico de João Canijo que tanto revela as mulheres que gerem um hotel como olha para as vidas dos hóspedes que por lá passam; e a curta de animação que colocou Portugal no mapa dos Óscares. Na produçáo anglo-saxónica destacam-se dois filmes biográficos, uma primeira obra brilhante e a história real e perturbadora de um amor ilegal. Esta seleção de dez filmes completa-se com a controversa e incisiva obra da veterana polaca Agnieszka Holland que mostra o drama dos migrantes nas fronteiras do leste europeu.

“Ice Merchants”
Realização: João Gonzalez

Numa escarpa numa montanha, um homem e o seu filho vivem do gelo que retiram das altitudes e que vendem na aldeia. “Ice Merchants” é a terceira curta de animação da carreira de João Gonzalez. Um filme que começa por se manifestar numa dimensão de sonho para só depois ser conduzido pelo trabalho do jovem realizador a uma visão poética sobre ligações familiares com a natureza à nossa volta em permanente e perigosa mudança… Um dos momentos belos do cinema português em 2023 e primeira nomeação para os Óscares.

“Fechar os Olhos”
Realização: Victor Erice

O cineasta espanhol Victor Érice não filmava há três décadas, desde ”O Sol do Marmeleiro”, e regressou com uma narrativa misteriosa sobre um ator desaparecido durante largos anos. “Fechar os Olhos” é uma ficção com dimensão autobiográfica, como explicou o realizador em Lisboa, numa conversa com o público, ainda antes de receber o prémio de melhor filme do LEFFEST – Lisboa Film Festival. “Este projeto, esteve sempre a gravitar, devido à minha experiência pessoal de ser um realizador que não conseguiu acabar um filme, porque rodei o “Sul” em 1983 que considero ser uma obra inacabada. Portanto, o eco dessa experiência ficou em mim porque eu sempre vivi o cinema como um facto existencial.” Nomeado para 11 Goyas da academia espanhola de cinema, “Fechar os Olhos” marca o regresso de um cineasta que entende os filmes de forma especial, e que quis fazer um hino ao cinema.

“As Bestas”
Realização: Rodrigo Sorogoyen

O universo rural é o cenário para explorar o confronto de dois modos de vida. Um casal de franceses muda-se para o campo seduzido pela vida saudável e sustentável, mas é constantemente desprezado e provocado por alguns dos habitantes locais, inconformados com o fato dos franceses terem recusado a instalação de eólicas. “As Bestas” assemelha-se a um thriller e a um western, é inspirado numa história real galega, mas Rodrigo Sorogoyen acredita que podia passar-se em muitos outros lugares. “Estamos a falar do conceito de justiça, de estrangeiros, de xenofobia, mas também de uma história de amor. Para mim é uma história bonita sobre como a tragédia não se sobrepõe ao amor, porque há uma mulher que honra a memória do seu amor, do seu marido. Falamos de muitas coisas, não estamos a falar da Galiza.” O filme foi consagrado em 2022 pela academia de cinema espanhola com 9 prémios Goya e um total de 17 nomeações e foi também distinguido com o César de melhor filme estrangeiro em França.

“Mal Viver/Viver Mal”
Realização: João Canijo

Um hotel em Ofir foi o cenário escolhido por João Canijo para a rodagem de dois filmes em simultâneo, e que funcionam em espelho. “Mal Viver” revela as mulheres da mesma família que gerem o hotel. Em “Viver Mal”, as atenções voltam-se para os hóspedes. Os dois filmes desenrolam-se em conjunto, mas de forma separada. São em simultâneo o primeiro plano e o pano de fundo. Nos dois, o realizador explora a ideia de mulheres incapazes de amar. “Mal Viver” recebeu o prémio de melhor realizador no Festival de Berlim.

“Onde Fica esta Ria? ou Sem Antes nem Depois”
Realização: João Pedro Rodrigues e João Rui Guerra da Mata

Sessenta anos após “Os Verdes Anos”, João Pedro Rodrigues e João Rui Guerra da Mata filmaram os mesmos lugares onde Paulo Rocha contou a história de Ilda e Júlio, os jovens que se conhecem numa Lisboa que na época nunca tinha sido vista assim em cinema. A rodagem começou ainda em 2019 e prolongou-se durante a pandemia. Uma cidade sem as habituais narrativas serviu, na perfeição, o filme documental sem história, que os realizadores se propuseram fazer. Isabel Ruth, a atriz que foi Ilda em “Os Verdes Anos”, volta ao ecrã para ser a estrela de “Onde Fica Esta Rua? Ou Sem Antes Nem Depois”.

“Oppenheimer”
Realização: Christopher Nolan

A biografia de Robert Oppenheimer, foi filmada por Christopher Nolan com as regras do thriller, num filme que mostra o nascimento da era nuclear. “Oppenheimer” foca-se no projeto Manhattan e nos testes que levaram ao bombardeamento das cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki. Numa entrevista à Associated Press, Christopher Nolan admite que filmar um momento tão delicado da história, implicou ser o mais fiel possível aos acontecimentos. “Estamos a lidar com a história mais séria que é possível imaginar. São acontecimentos muito dramáticos que mudaram e definiram o mundo em que vivemos hoje. Por isso, não queríamos comprometer nada. E simplesmente confiar que o cinema consegue dar forma a este tipo de história de grande escala. Esse era o nosso compromisso.” “Oppenheimer” revelou-se esmagador em sala IMAX, onde registou ótimos resultados, e foi o trunfo do estúdio Universal para levar público às salas com ambição assumida de conquistar nomeações para os Óscares.

“Maestro”
Realização: Bradley Cooper

Bradley Cooper, ator e realizador, há muito que se imaginava a dirigir uma orquestra como Leonard Bernstein fazia de forma eloquente. Quando Steven Spielberg o convidou para realizar “Maestro”, percebeu que tinha de avançar. “Finalmente, depois de 27 anos nesta área, encontrei algo que faz sentido para mim, que é dirigir e interpretar um filme. Tenho esta obsessão em conduzir uma orquestra imaginária desde há muitos anos.” Bradley Cooper impressiona no desempenho energético e confirma-se como um realizador magistral. “Maestro” foge à tradicional biografia para se tornar num retrato íntimo de uma figura marcante da música no século XX, expandindo a relação entre Bernstein e a mulher Felicia Montealegre, interpretada por Carey Mulligan.

“Green Border – Zona de Exclusão”
Realização: Agnieszka Holland

Filmado a preto e branco e num registo que parece documental, “Green Border – Zona de Exclusão” denuncia as dificuldades enfrentadas pelos refugiados que tentam chegar à Europa, em particular a crise que ainda hoje acontece na fronteira entre a Polónia e a Bielorrússia. Agnieszka Holland quis dramatizar um problema real, em várias dimensões, através das famílias de refugiados, dos guardas fronteiriços e dos ativistas que tentam ajudar. “Acho que a crise dos migrantes e refugiados vai mudar o futuro da Europa.” Em 2021, perante a chegada massiva de refugiados, foi criada uma zona de exclusão inacessível. Através do cinema, Agnieszka Holland conseguiu abordar este problema. “Era impossível os documentaristas e jornalistas irem à zona de exclusão. Mas nós podíamos fazer uma coisa que eu sei fazer, uma ficção sobre coisas que ainda estão a acontecer nesta altura.” O filme recebeu o prémio especial do júri no Festival de Veneza 2023.

“Aftersun”
Realização: Charlotte Wells

A estreia em longa-metragem da realizadora escocesa Charlotte Wells é uma das revelações de 2023. Sophie, já adulta, recorda umas férias da infância, quando tinha 11 anos, partilhadas com o pai recém-divorciado. Numa conversa promovida pela Academia de Cinema norte-americana, a realizadora esclareceu o lado pessoal de “Aftersun” ao referir que “as emoções expressas no filme são as minhas e isso é o que o torna tão pessoal. Não tive exatamente as férias que aparecem no filme, mas a minha relação com o meu pai, foi a base para criar as personagens. Por isso, há muito de mim no filme.” “Aftersun” confirma como uma história simples, pode ser totalmente arrebatadora. Amplamente premiado, foi o grande vencedor da gala anual do cinema independente britânico.

“May December — Segredos de um Escândalo”
Realização: Todd Haynes

A história real chocou a América na década de noventa do século passado: uma mulher mais velha cumpriu pena de prisão por engravidar de um rapaz de 13 anos. Todd Haynes ficciona a relação dos dois, 20 anos depois, quando uma atriz se propõe contar a história deles em filme. “Isto é muito complicado, pelo facto da relação ter durado. Eles ultrapassaram o escândalo, a diferença de idade e o tempo de prisão. E criaram três filhos. Há disparidade de idades em todo o tipo de relações. E há transgressões que fazem parte das nossas vidas. Mas que representam oportunidades para olharmos para nós próprios e para a cultura em que vivemos. Às vezes encontramos disparidades entre os nossos desejos e o que nos rodeia. Acho que em alguns dos meus filmes, isso tem sido um tema recorrente.” “May December – Segredos de um Escândalo” encena um triângulo amoroso fora do comum que vive de um permanente jogo de espelhos, entre as personagens, quem as rodeia e quem as vê na sala de cinema.

Texto de Lara Marques Pereira com Tiago Alves e António Quintas
Cinemax

Pode também gostar

Imagem de Amadeo de Souza-Cardoso chega à tela do cinema

Amadeo de Souza-Cardoso chega à tela do cinema

Imagem de “Terra Média”: Oficinas do Google e Meta com Bolsonaro, o drama Trump vs. Musk e o Arquivo Digital

“Terra Média”: Oficinas do Google e Meta com Bolsonaro, o drama Trump vs. Musk e o Arquivo Digital

Imagem de Os grandes prémios do cinema a caminho dos Óscares

Os grandes prémios do cinema a caminho dos Óscares

Imagem de Doclisboa 2023 anuncia programação completa

Doclisboa 2023 anuncia programação completa

Imagem de E o melhor filme de todos os tempos é…

E o melhor filme de todos os tempos é…

Imagem de O que o cinema nos trouxe em 2024

O que o cinema nos trouxe em 2024

Imagem de Uma retrospetiva sobre a cultura em 2023

Uma retrospetiva sobre a cultura em 2023

Imagem de 60 anos de “Lawrence da Arábia”

60 anos de “Lawrence da Arábia”

Imagem de “Pôr do Sol” regressa em filme com humor mais negro

“Pôr do Sol” regressa em filme com humor mais negro

Imagem de Cannes à procura do futuro do cinema

Cannes à procura do futuro do cinema

PUB
Antena 1

Siga-nos nas redes sociais

Siga-nos nas redes sociais

  • Aceder ao Facebook da Antena 1
  • Aceder ao Instagram da Antena 1
  • Aceder ao YouTube da Antena 1

Instale a aplicação RTP Play

  • Apple Store
  • Google Play
  • Contactos
  • Frequências
  • Programas
  • Podcasts
Logo RTP RTP
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube
  • flickr
    • NOTÍCIAS
    • DESPORTO
    • TELEVISÃO
    • RÁDIO
    • RTP ARQUIVOS
    • RTP Ensina
    • RTP PLAY
      • EM DIRETO
      • REVER PROGRAMAS
    • CONCURSOS
      • Perguntas frequentes
      • Contactos
    • CONTACTOS
    • Provedora do Telespectador
    • Provedora do Ouvinte
    • ACESSIBILIDADES
    • Satélites
    • A EMPRESA
    • CONSELHO GERAL INDEPENDENTE
    • CONSELHO DE OPINIÃO
    • CONTRATO DE CONCESSÃO DO SERVIÇO PÚBLICO DE RÁDIO E TELEVISÃO
    • RGPD
      • Gestão das definições de Cookies
Política de Privacidade | Política de Cookies | Termos e Condições | Publicidade
© RTP, Rádio e Televisão de Portugal 2025