Saltar para o conteúdo
    • Notícias
    • Desporto
    • Televisão
    • Rádio
    • RTP Play
    • RTP Palco
    • Zigzag Play
    • RTP Ensina
    • RTP Arquivos
Antena 1 - RTP
  • Programas
  • Podcasts
  • Vídeos
  • Música
    Nacional Internacional Fado Discos Antena 1 Concertos Antena 1
  • Notícias
  • Programação
  • O que já tocou
  • Outros Temas
    Cinema e Séries Cultura Política e Sociedade

NO AR
PROGRAMAÇÃO O QUE JÁ TOCOU
Imagem de Os Dias que Correm

Os Dias que Correm

Fernando Alves | 5 mar, 2025, 08:58

Máscara sobre máscara

A rubrica diária de Fernando Alves nas manhãs da Antena 1, para ouvir e ler.

Imagem de Os Dias que Correm

Os Dias que Correm

Fernando Alves | 5 mar, 2025, 08:58

Máscara sobre máscara

A rubrica diária de Fernando Alves nas manhãs da Antena 1, para ouvir e ler.

Imagem de Os Dias que Correm

Os Dias que Correm

O que guardamos dos dias. O que passando, fica. Fernando Alves na Antena 1.

Ver Programa

Vimos nas televisões e nos jornais. O rosto de Fernanda Torres foi a máscara mais reclamada no carnaval brasileiro.
Logo no domingo, à hora dos Óscares, centenas de drones formaram no ar de Salvador da Baía, em pleno Farol da Barra, o rosto da grande actriz. Qual Trump, qual Neymar… o rosto de Fernanda multiplicou-se no sambódromo do Rio, no mar de frevo e sombrinhas do carnaval de Olinda. A alegria esfuziante das avenidas tomadas pelos corsos das escolas de samba ou pelo trio eléctrico dizia a alegria de ainda estar aqui, no enlace de euforia e transgressão que não perde o sarro da memória.
Porque a máscara de Fernanda nos milhares de rostos da folia nas ruas é também o rosto de Fernanda Torres com a máscara de Eunice Paiva, a mulher que resistiu à ditadura militar.

Há, aliás, muito que contar dos 21 carnavais brasileiros ao longo da ditadura, da maior e menor resistência das escolas de samba à censura imposta aos enredos carnavalescos. Os mais dóceis passaram à história com a legenda de “enredos chapa branca”.
A revista Veja referia-se, há dias, à “indigesta relação das escolas de samba com a ditadura militar”.

O momento mais desgraçado dessa relação envolve a Beija-Flor de Nilópolis que, em meados dos anos 70, cantou na avenida os feitos do governo militar.

Este ano, a Beija-Flor sacudiu a poeira e, num dos pontos altos do desfile, recriou “Ratos e Urubus, Larguem Minha Fantasia”, retomando o mote de 1989 e homenageando mestre Laila e o genial criador Joãozinho Trinta que tinha um dedo luxuoso, mas conhecia muito bem a pobreza. Ele dizia muitas vezes que “o povo gosta de luxo, quem gosta de miséria é intelectual”.

Foi com uma ideia de Joãozinho Trinta que a Beija-Flor esticou a corda da transgressão, em 1989, mostrando luxuosamente a marginalização e a miséria, com a alegoria de um Cristo Mendigo, entre lixo e luxo.

A igreja católica brasileira mostrou de tal forma o seu desagrado que a figura do Cristo Mendigo desfilou coberta por um plástico negro.

D. Helder Câmara não teria protestado no púlpito de Recife e Olinda. Mas D. Helder tinha renunciado quatro anos antes. E vinte anos antes, um presidente brasileiro pressionou o governo da Noruega para que o Nobel da Paz não fosse entregue ao bispo a quem o AI-5 proibia qualquer referência.

Um dos casos mais conhecidos de afrontamento à ditadura foi em 1969, quando a escola de samba Império Serrano apresentou Heróis da Liberdade. A censura retalhou de tal forma o enredo que, onde o samba gritava “é a revolução em sua legítima razão” foi imposto que se dissesse “é a evolução em sua legítima razão”.

Tudo revisto, somado e sambado, aquela máscara de Fernanda Torres entre os foliões do carnaval brasileiro é também a máscara de Eunice Paiva, a heroína retratada no filme “Ainda estou aqui”. Máscara sobre máscara, orgulhosamente rosto.

Texto e programa de Fernando Alves
Os Dias que Correm

Pode também gostar

Imagem de A última desgraçada do Estado Novo morreu há uns dias sem nunca ter sido livre

A última desgraçada do Estado Novo morreu há uns dias sem nunca ter sido livre

Imagem de Margarida Corceiro encontra-se num centro comercial com Sobrinho Simões

Margarida Corceiro encontra-se num centro comercial com Sobrinho Simões

Imagem de Ruy de Carvalho só quer ficar sozinho

Ruy de Carvalho só quer ficar sozinho

Imagem de Um segredo para vencer idiotas

Um segredo para vencer idiotas

Imagem de A esperança na Igreja da Sagrada Família e o inferno em Gaza

A esperança na Igreja da Sagrada Família e o inferno em Gaza

Imagem de A violenta história de amor de uma das melhores portuguesas da história

A violenta história de amor de uma das melhores portuguesas da história

Imagem de “Volta a alargar-se  a matança ao serviço  de Netanyahu”

“Volta a alargar-se a matança ao serviço de Netanyahu”

Imagem de Um dia haverá chuva de jasmim

Um dia haverá chuva de jasmim

Imagem de Palavras policiadas

Palavras policiadas

Imagem de Na Turquia está em curso um combate

Na Turquia está em curso um combate

PUB
Antena 1

Siga-nos nas redes sociais

Siga-nos nas redes sociais

  • Aceder ao Facebook da Antena 1
  • Aceder ao Instagram da Antena 1
  • Aceder ao YouTube da Antena 1

Instale a aplicação RTP Play

  • Apple Store
  • Google Play
  • Contactos
  • Frequências
  • Programas
  • Podcasts
Logo RTP RTP
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube
  • flickr
    • NOTÍCIAS
    • DESPORTO
    • TELEVISÃO
    • RÁDIO
    • RTP ARQUIVOS
    • RTP Ensina
    • RTP PLAY
      • EM DIRETO
      • REVER PROGRAMAS
    • CONCURSOS
      • Perguntas frequentes
      • Contactos
    • CONTACTOS
    • Provedora do Telespectador
    • Provedora do Ouvinte
    • ACESSIBILIDADES
    • Satélites
    • A EMPRESA
    • CONSELHO GERAL INDEPENDENTE
    • CONSELHO DE OPINIÃO
    • CONTRATO DE CONCESSÃO DO SERVIÇO PÚBLICO DE RÁDIO E TELEVISÃO
    • RGPD
      • Gestão das definições de Cookies
Política de Privacidade | Política de Cookies | Termos e Condições | Publicidade
© RTP, Rádio e Televisão de Portugal 2025