A 18 de maio, os museus têm todo o protagonismo. Reconhecer estas instituições como centros de intercâmbio cultural, bastiões do enriquecimento das culturas, bem como da cooperação e paz entre os povos —esta é a missão do Dia Internacional dos Museus, que a Antena 1 assinala hoje com cinco reportagens.
Ao longo desta quinta-feira, estaremos em direto de vários pontos, que pode espreitar acima:
- Pelas 12h50, Rui Alves de Sousa visitou o Museu da Marioneta, em Lisboa:
- Pelas 14h40, encontro marcado com Fátima Pinto no Museu do Quartzo, em Viseu:
- Pelas 15h30, Edgar Canelas fala-nos da Casa Museu do Acordeão, em Paderne:
- Pelas 16h20, Diamantino José esteve no Museu do Porto — espaço Reservatório:
- Finalmente, pelas 16h40, Andreia Simão convidou-nos a entrar no Museu da Música Mecânica, em Pinhal Novo.
Já conhece o Dia Internacional dos Museus?
Esta efeméride foi organizado pela primeira vez em 1977 pelo ICOM – Conselho Internacional de Museus. Desde então, ao redor do mundo, tem vindo a aumentar o número de museus que participam nestas comemorações, através da realização de múltiplas atividades dirigidas aos mais diferentes tipos de público.
Em 2023, o tema destacado intitula-se Museus, Sustentabilidade e Bem-Estar, procurando destacar o importante contributo dos museus para o bem-estar e o desenvolvimento sustentável das comunidades.
Desde 2020, o Dia Internacional dos Museus tem vindo a apoiar um conjunto de metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas dos Museus; para 2023, as metas selecionadas são as seguintes:
- Saúde e bem-estar globais: garantir uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades, particularmente no que se refere à saúde mental e ao isolamento social;
- Ação climática: tomar medidas urgentes para combater as mudanças climáticas e os seus impactos;
- Vida na Terra: proteger, restaurar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, sensibilizando para a perda da biodiversidade.