Começamos no Porto com “Homens Hediondos”. É a nova produção do Teatro Nacional de São João que estreia hoje, texto de David Foster Wallace para ver até sábado, a encenação é de Patrícia Portela e este é um monólogo interpretado por Nuno Cardoso. O diretor artístico do São João volta à representação com um texto que, de acordo com a sinopse, nos quer “confrontar com aqueles momentos em que somos apanhados a tolerar um sistema que tão ativamente condenamos”, através de “vários monólogos de personagens masculinas que se vão transformando em “homens cada vez mais hediondos”. Espetáculo para ver no Teatro Carlos Alberto, hoje e amanhã às sete, sexta às nove e sábado às sete e às nove e meia.
Vamos até Alenquer onde vai voltar a acontecer o Festival Alma do Vinho! É a 6.ª edição daquele que diz ser o maior festival de vinhos da região de Lisboa, acontece de amanhã a domingo no Parque Urbano da Romeira. Quarenta produtores vão estar presentes, com cerca de 300 vinhos diferentes para experimentar, vários premiados no nosso país e lá fora, e há mais para provar e comer neste festival, que traz mais ideias!
Para amanhã, por exemplo, há programa enoturístico a começar às dez da manhã, com visita a uma quinta do concelho para conhecer o processo vínico e não só… há pinturas ao vivo, animação de rua e prova comentada a partir das sete e meia, às oito há Wine and Music e outra prova comentada às nove, e às dez o Palco Alma do Vinho vai ter concerto de Syro. Mas há outras ideias no Alma do Vinho, que quer ser acessível a todos… porque há até um curso de vinho para totós na sexta às sete. Na música os grandes destaques são ainda Nininho Vaz Maia na sexta às onze, Mariza no sábado também às onze e Ivandro no domingo às nove. O programa completo está em almadovinho.pt
Amanhã há Noite Brahms em Santo Tirso! O concerto será com piano, viola, violino e violoncelo, que vão interpretar quartetos com piano do célebre compositor alemão. Está marcado para amanhã às nove e meia na Fábrica de Santo Thyrso e está enquadrado no Cidnay Festival, que está a decorrer até sábado a trazer concertos e masterclasses a vários espaços. Saibam mais nas redes sociais (Facebook e Instagram).
E está a decorrer a 5.ª Edição do Musas Festival de Arte de Conímbriga, que “volta a cruzar os patrimónios musical, arquitetónico, paisagístico e histórico”, de acordo com o site dos Museus e Monumentos. Há várias propostas a acontecer ao longo do mês, na sexta e no dia 21 às dez da manhã há visita orientada “À descoberta do Vale Norte”, e no sábado a ópera “Dom Tabarano” às cinco nas Ruínas de Conímbriga e é de entrada livre. O programa completo está em museusemonumentos.pt.
Terminamos com cinema para hoje em Cantanhede: mais uma sessão clássica do Cineclub Bairrada e com “O Carteiro de Pablo Neruda”, mas não é o célebre filme dos anos 90 que esteve dois anos em cartaz em Portugal. É o filme original, realizado por Antonio Skarmeta que escreveu também o livro, e chama-se “Ardente Paciência”, foi lançado em 1983. É uma outra forma de conhecer a história de um jovem que conhece Pablo Neruda. Para ver hoje às nove na Sede da Lúcia Lima Associação Cultural. Podem saber mais na página de Facebook.