A Antena 1 torna a ser a rádio oficial dos Play, cuja sexta edição decorre já esta quinta-feira (16 maio). Antes da cerimónia no Coliseu dos Recreios, olhamos por detrás da cortina, com um minidocumentário de Pedro Miguel Ribeiro – que poderá ouvir aqui, em antestreia, no site da rádio pública.
Os Prémios da Música Portuguesa surgiram também em grande medida da cabeça do produtor Paulo Carvalho, que assume a direcção geral dos prémios desde a primeira edição em 2019. Com ele, viajamos letra a letra para descobrir “Como se faz PLAY”.
Episódio 1: “P de Prémios”
Vamos conhecer o que está por trás da organização destes prémios do início do processo de seleção até ao dia da cerimónia. A letra P é inicial de Play mas antes de mais é inicial de Prémios. Prémios em 14 categorias específicas. Porquê estas em específico?
Episódio 2: “L de Levantamento”
Para premiar, é preciso conhecer. E a letra “L” da palavra Play leva-nos à palavra “Levantamento”. Há que ouvir o que se conhece mas também o que não se conhece. Como é que é feito o levantamento de todos os nomeados?
Episódio 3: “A de Academia”
Continuando na nossa viagem pelas letras da palavra Play chegamos ao A de “Academia”. Depois das análises de vendas e do trabalho dos comités, são escolhidos nomeados. Ora: Quem vota nos vencedores?
Episódio 4: “Y de YES!”
A última letra da nossa viagem é o Y de “YES!”. Ao longo dos últimos anos têm sido muitos os artistas vencedores quer dos prémios sujeitos a nomeação quer dos prémios da Crítica ou Carreira. Que impacto têm tido estes prémios na carreira dos artistas?