“Era uma vez 1973. Um país fechado e pobre, entristecido na perseguição e na censura, na guerra e no atraso ancestral. E uma noite, uma canção. ‘Tourada’. 26 de Fevereiro de 1973. Foi uma vez, há 50 anos. Vamos celebrar?”
Cinco décadas volvidas após o seu lançamento, Tourada permanece incólume como um marco cultural do nosso país e é tempo de celebrarmos esta mítica canção. A comemoração começará a 26 de fevereiro de 2023, precisamente a data em que o tema celebra os seus 50 anos, com um espetáculo no Teatro Tivoli, em Lisboa, ao qual se seguirá um ano de intensa celebração. Fernando Tordo sobe ao palco do Tivoli a 26 de fevereiro, e visita a Casa da Música, no Porto, a 11 de março.
Escrita no final de 1972, a canção é uma crítica ao então regime político e social, em que se compara o ambiente da tourada à decrépita postura ditatorial do Estado Novo. Com letra do lendário Ary dos Santos, música de Fernando Tordo e orquestração de Pedro Osório, ‘Tourada’ foi um dos candidatos ao Festival da Canção, certame em que se sagrou vencedor representando, depois, Portugal na Eurovisão, alcançando um honroso 10º lugar. Na altura, letrista, orquestrador, compositor e intérprete estavam longe de imaginar a “revolução” que ‘Tourada’ iria gerar e o marco cultural em que se iria transformar, algo que se mantém até aos dias de hoje.