Susana Travassos é uma cantora algarvia que, nos últimos anos, conquistou um lugar de prestígio na América Latina, especialmente no Brasil, onde viveu por quase 10 anos. Com uma interpretação única e uma voz precisa, Susana apresentou-se ao lado de artistas como Luísa Sobral, Chico César ou Zeca Baleiro, entre outros. Foi finalista do Festival da Canção 2018, onde defendeu “Mensageira”, canção de Aline Frazão.
Neste concerto, apresenta-se em trio com o pianista alemão Simon Seidl e o harmonicista português Gonçalo Filipe de Sousa. O alinhamento reune material de “Oi Elis” (2008), disco de estreia, em tributo a Elis Regina, bem como “Tejo-Tietê” (2013), em colaboração com o guitarrista brasileiro Chico Saraiva, e “Pássaro Palavra” (2019), o seu primeiro projeto de originais, gravado em Buenos Aires, em que Travassos se assume compositora.
O último álbum percorre os estilos do fado, da música latino-americana e do tango, traduzindo-os para a linguagem universal do jazz. Conta com uma canção inédita de Luísa Sobral, composta especialmente para a voz de Susana que fala sobre violência doméstica. Este projeto já viajou por diferentes países, como Colômbia, Argentina, Brasil, Espanha, Canárias e Coreia do Sul.