Rodrigo Leão vai estrear um novo espetáculo em 2023, Piano Para Piano, em que se apresenta em palco ao piano juntamente com a sua filha Rosa, que o acompanha também ao piano, podendo ainda juntar-se ao pai os seus outros dois filhos, António e Sofia.
Este espetáculo terá lugar pela primeira vez em dois concertos em Lisboa, marcado para os dias 21 e 22 de abril, no Museu do Oriente. É um projeto que nasceu depois de uma encomenda do Festival de Piano em Vila Nova de Cerveira, desafio que o levou a compor duas novas peças que são também o princípio de um novo caminho.
“Acho interessante”, revela Rodrigo, “que eu que não tenho qualquer formação como pianista possa estabelecer um diálogo com quem estudou e estuda seriamente o instrumento”. Nesse primeiro momento no evento minhoto a sua interlocutora foi Rosa, sua filha, que conta 19 anos. Mas os outros filhos de Rodrigo, António, de 21, e Sofia, de 16, poderão também subir a palco neste projeto, em que Rodrigo escreve peças elaboradas que são entregues às experientes mãos de quem há anos estuda piano. “Vai ser interessante escutar estas peças como as ouço na minha imaginação. A imaginação não tem os mesmos limites que as minhas mãos”, explica Rodrigo. “Pode ir tão longe quanto a criatividade ditar”.