Amélia Muge é uma reconhecida cantora e criadora muito eclética, fazendo revisitações que vão às raízes da música tradicional, passando pelos desafios de fusão multicultural e pelas linguagens mais contemporâneas.
Pioneira em Portugal do canto individual a vozes e de criação de ambientes vocais, Amélia Muge foi desenvolvendo potenciais tímbricos numa interacção com samples feitos a partir da sua voz. Esta é uma componente que tem vindo a utilizar regularmente na maioria dos seus trabalhos.
O CD AMÉLIAS surge na continuidade deste canto com vozes dela própria e são essas vozes que realizam a base do acompanhamento, num resultado inesperado e único. É uma homenagem à riqueza do canto feminino em grupo, muito dele a Capella e as composições, originais, trazem memórias sonoras dessa expressão vocal primordial, numa leitura mais contemporânea que não lhe retira a raiz comum ao revisitar outras e novas abordagens.
A componente visual sempre funcionou também no seu trabalho como elemento fundamental, incluindo este CD uma colecção de 13 postais por ela ilustrados, o que o torna um objecto com características fora do comum.