Antonio Villeroy edita Banquete, o seu 14.º álbum, com o selo Disco Antena 1. De acordo com o cantautor, este disco vai beber à filosofia grega, inspirado no Banquete de Platão — e, tal como nesse diálogo fundamental, também aqui o amor percorre toda a obra. Amor nas “suas mais diferentes formas, desde a amizade, a paixão, o amor pela arte, pela ciência ou por uma cidade”.
Com este sucessor aos discos Gravidade do Amor (2016) e Luz Acesa (2020), gravados ao vivo, Antonio Villeroy completa uma trilogia em torno do amor. Só faria sentido, então, que se fizesse acompanhar de outras vozes: desde a portuguesa Joana Amendoeira aos brasileiros Francis Hime, Gelson Oliveira e Colombo Cruz, passando pelas italianas Mafalda Minnozzi e Chiara Civello, pela francesa Marie Minet, pelo espanhol Pedro Guerra e também pela venezuelana Georgina.
Desde baladas ao sabor do jazz até à presença da morna ou do chorinho, Banquete é uma coleção de sons e colaboradores, com um total de 62 músicos envolvidos na gravação do disco (incluindo instrumentistas da banda de David Byrne). E há ainda experiências com reggaeton e bolero.
Com 42 anos de carreira, Villeroy já compôs para Ana Carolina, Gal Costa, Maria Bethânia, Seu Jorge, John Legend e muitos outros artistas.