Ana Sofia Carvalheda bebeu uma chávena de Cacau recheada de música…
*****
Entre o doce e o amargo, CACAU surge numa mistura de sabores e cores despertando as memórias de um passado no encontro com o presente.
Do calor do Brasil ao "fado" do povo português, passando pelos ritmos africanos, surge um sentimento de alegria nos encontros com a saudade.
É neste universo musical que se encontra a música dos CACAU levando quem houve a viagens diversas e cheias de surpresas."
Em 2003 um encontro musical juntou a cantora luso-brasileira Vanessa Sassine com o guitarrista José Ferra, tocando juntos em vários projetos da World Music.
Em 2010 idealizam os Cacau um projeto em que estariam presentes as influências musicais de cada um, as sonoridades do Brasil, os ritmos de África e as melodias e sentimentos de Portugal, um encontro de sons de vários países e culturas. Ao criarem as primeiras músicas surge o convite ao músico multi-instrumentista André Mariano (bateria, percussão e guitarra portuguesa), que com suas influências abrangentes desde o funk/rock aos ritmos latinos e ao fado, ajuda a solidificar a sonoridade do grupo, a este junta-se Pedro Vieira (piano e sintetizadores), Jorge Fundo (baixo elétrico) e o colombiano Agustin Castro (Saxofone e Flauta Transversal).
Em Abril de 2012 começam a gravar o seu primeiro disco homónimo, este acabou por ser um processo que demorou dois anos a ser concluído, numa procura constante de melhoramento e maturação. Um disco produzido por Pedro Vieira e José Ferra. Ao longo desta viagem iremos encontrar um conjunto variado de cores e sabores, em que cada música tem uma história diferente para contar.
No decorrer do disco iremos encontrar vários convidados que acrescentam um sabor especial a esta viagem, um trombone tocado pelo grande músico brasileiro Klênio Barros, a sonoridade especial do acordeão de Arnaldo Fonseca (Nocas), o som do vibrafone de Brendan Hemsworth, o clarinete de Bruno Ferreira, o contrabaixo de Aníbal Beirão e criando um naipe de sopros juntamente com Agustin Castro temos o eufónio de Luís Castro, o saxofone alto de Rui Reis e a flauta transversal de Lígia Silva.
Na parte literária CACAU surge também com intuito de divulgar alguma da nova poesia portuguesa, convidando o poeta Amadeo Liberto Fraga para escrever para este projeto, sendo a maior parte das letras de sua autoria, convidamos também Sónia Pinto a escrever uma letra, a cantora Vanessa Sassine também escreve duas letras, dois escritores consagrados da literatura portuguesa Fernando Pessoa e Vasco Graça Moura acabaram por se encaixar na perfeição na sonoridade dos CACAU em dois temas do álbum.
Se existe um sabor que é universal esse é o do cacau e a diáspora dos portugueses pelo Mundo, na procura constante de novas culturas, misturado com a capacidade de receber do povo português, esta interculturalidade, acaba por ser o espírito encontrado ao longo das onze músicas que constituem este primeiro álbum dos CACAU.
1.Prelúdio do Dia I
O primeiro tema é uma introdução instrumental, criando o ambiente inicial para a viagem em que vamos entrar.
2.Cantiga da Menina
Um saxofone percussivo anuncia esta canção e o poder da cantiga, enquanto a menina baila a vida muda, enquanto a menina baila a resposta canta.
Com letra de Amadeo Liberto Fraga e música de Vanessa Sassine e José Ferra, a mensagem é clara, a preocupação interventiva ganha força com os coros.
3.Maria em Flor
“Maria em Flor” é o single de estreia dos CACAU onde a guitarra portuguesa se funde com a morna de cabo verde e o calor do saxofone num diálogo com a voz doce de Vanessa Sassine. A viagem é rica e cheia de texturas e cores levando a quem ouve a uma agradável surpresa. Letra de Amadeo Liberto Fraga e música de Vanessa Sassine e José Ferra.
4.A Mais Antiga Profissão
“A Mais Antiga Profissão” surge num contexto pouco ortodoxo, a inspiração nasce do contacto da cantora Vanessa Sassine que no seu dia a dia, a caminho da sala de ensaios dos CACAU se cruza com prostitutas diariamente, estas acabam por ser personagens do dia a dia e a letra surge aí. Vanessa Sassine escreve a sua visão da “mais antiga profissão” e a música acompanha a letra, na intensidade dos sopros, na fusão de efeitos e ritmos dando força à mensagem, à história.
5.A Inquietude dos Dias
A guitarra de José Ferra dá o mote ao mais importante sentimento: o amor. Dois amantes medem forças, anunciam o final, um declara a sua paixão, outro nega o sentimento, fica a esperança de um final feliz. Esta dualidade de sentimentos é transmitida pela fusão do beatbox na voz de André Mariano e nas guitarras que choram, nos efeitos que borbulham no ar criando o mistério dos amantes, a inquietude dos dias. Letra de Sónia Pinto.
6.Bem hoje que estou só e posso ver
A poesia de Fernando Pessoa fala dos problemas do eu da procura constante e da descoberta interior do seu lugar no mundo, o som do acordeão a percussão alternada com efeitos de sintetizadores reflete este ambiente, esta viagem ao interior de nós mesmos. A música é de autoria de Vanessa Sassine e José Ferra
7.Prometo Queimar as Cartas
A letra é da autoria de Vasco Graça Moura e a música de Vanessa Sassine e José Ferra, fala sobre o amor desfeito, a solução? Queimar as provas desse amor, as cartas, na esperança de que com elas se vá a dor deste desamor. O clarinete e a percussão ritmada juntamente com a guitarra contam a história e começam a viagem por ambientes que nos remetem ao chorinho brasileiro contrapondo com a voz e o sentimento português.
8.Se Por Acaso
Com letra de Amadeo Liberto Fraga e música de Vanessa Sassine e José Ferra “Se Por Acaso” fala sobre a liberdade individual, sobre a procura e a mudança, o tema não poderia ser mais atual: a frase repete-se ao longo da música “Acorda amigo!” Em jeito de alerta e manifesto, o trombone sobre a mestria de Klênio Barros transmite na perfeição esta mensagem de avanço, velocidade e mudança.
9.Conversas Estreitas
Uma tarde chuvosa, um café no Porto uma conversa a dois, vivências partilhadas. A bateria e um baixo ritmado remete-nos para ambiente desde o funk ao pop. A letra é de Vanessa Sassine e música de José Ferra e Vanessa Sassine
10.Mentira dos Bichos
Com letra de Amadeo Liberto Fraga e música de Vanessa Sassine e José Ferra fala simbolicamente sobre a dança entre um Homem e uma Mulher, o vibrafone tocado por Brendan Hemsworth cria uma sonoridade fluida bem a jeito de uma dança corpo a corpo.
11.A Prosa pela Janela
O tema que fecha o cd “A Prosa pela Janela” com letra de Amadeo Liberto Fraga e música de Vanessa Sassine e José Ferra transporta-nos para um ambiente intimista e profundo, a voz de Vanessa Sassine o acordeão de Arnaldo Fonseca (Nocas) e a guitarra de José Ferra dançam um bolero cadente ao som de um fado numa casa qualquer!
Gravado entre 25 de Abril de 2012 e 13 de Março de 2014.
Produção:
Pedro Vieira e José Ferra Gravação e Mistura: Pedro Vieira Masterização:
Miguel Pinheiro Marques (Bender Mastering Studio)