Uma viagem por Berlim pode fazer-se entre canções e filmes: esses são alguns dos pontos obrigatórios do novo episódio de “Duas ou Três Coisas”, com Nuno Galopim e João Lopes.
Este percurso pela cidade alemã leva a recordar canções como “A Great Day for Freedom” dos Pink Floyd, “99 Luftballons” de Nena e “Zoo Station” dos U2, e filmes como “Adeus, Lenine!” de Wolfgang Becker, ou o infame “Christiane F.” de Uli Edel. E esse último filme recorda, pela sua presença e pela música que contribuiu para a banda sonora, como um dos maiores ícones da música pop também está gravado na memória de Berlim: David Bowie. Mas serão todos os discos da trilogia berlinense de Bowie, em bom rigor, berlinenses?
A resposta está neste episódio, expedição por Berlim enquanto “miragem mitológica”, sinónima de diversidade de propostas artísticas, antes e depois do Muro. Uma compilação dos artefactos culturais que captam o significado e o ambiente da cidade, vivências e metáforas que captam a alma urbana. Neste percurso incluem-se também alguns museus – incluindo o Antiga Galeria Nacional (Alte Nationalgalerie) e o Novo Museu (Neue Museum) – e memórias da Berlinale, o festival de cinema que a cidade acolhe anualmente no mês de fevereiro.