O Festival da Canção regressa em 2024 e celebra 60 anos! Recuperando o seu formato clássico, mas com novos elementos e surpresas, o Festival apresenta-se mais uma vez com duas eletrizantes semifinais e uma Grande Final. Marquem nas vossas agendas: as semifinais estão agendadas para os dias 24 de fevereiro e 2 de março. A Final acontece no dia 9 de março.
Já são conhecidos todos os temas, disponíveis no YouTube do Festival da Canção e nas várias plataformas de streaming. Um curioso facto sobre os compositores de 2024: todos eles tomaram as rédeas das suas criações e subirão ao palco enquanto intérpretes.
- Bispo – “Casa Portuguesa”
- Iolanda – “Grito”
- João Borsch – “…Pelas Costuras”
- LEFT. – “Volto a Ti”
- MELA – “Água”
- Mila Dores – “Afia a Língua”
- Nena – “Teorias da Conspiração”
- NOBLE – “Memory”
- Perpétua – “Bem Longe Daqui”
- Rita Rocha – “Pontos Finais”
- Buba Espinho – “O Farol”
- Cristina Clara – “Primavera”
- FILIPA – “You Can’t Hide”
- Huca – “Pé de Choro”
- João Couto – “Quarto para Um”
- Leo Middea – “Doce Mistério”
- Maria João – “Dia”
- No Maka ft. Ana Maria – “Aceitar”
- Rita Onofre – “Criatura”
- Silk Nobre – “Change”
O evento será transmitido ao vivo a partir dos estúdios da RTP e todos poderão assistir em direto na RTP1 e na RTP Play. A Antena 1, a rádio oficial do Festival da Canção, terá ainda uma programação dedicada ao evento, incluindo o regresso do podcast apresentado por João Bacalhau.
A Grande Final contará mais uma vez com a dupla Filomena Cautela e Vasco Palmeirim ao leme das emissões e com a sempre carismática Inês Lopes Gonçalves na Green Room durante os três programas. Relativamente às semifinais, e uma vez que este é o 60.º aniversário do Festival da Canção, esperam-se duas noites recheadas de surpresas e convidados que fazem parte da história destes 60 anos.
Cada semifinal apresentará dez canções, sendo que cinco delas garantirão o seu lugar na Grande Final através de uma combinação de votos: 50% do júri profissional e 50% dos votos do público.
Em 2024, a RTP mantém a novidade introduzida no ano passado. Após a divulgação dos cinco finalistas iniciais, o poder de voto regressa inteiramente ao público. Os espectadores terão a oportunidade de salvar um sexto concorrente. Pouco antes do encerramento de cada semifinal, o televoto será reaberto brevemente, permitindo ao público eleger mais uma canção para se juntar à Final. Assim, podemos antecipar um concurso épico com doze excecionais canções a lutar por representar Portugal no Festival da Eurovisão!