A França foi este ano o primeiro país a revelar uma canção para a Eurovisão. Trata-se de “Mon Amour”, interpretada por Slimane, cantor revelado em 2016 quando venceu então a edição francesa do “The Voice”, desde então tendo já editado quatro álbuns, o mais recente dos quais, “Chroniques d’un cupidon” lançado em 2022.
“Mon Amour” é uma balada desenhada para a interpretação vocal de Slimane e assinala o reencontro da França com um modelo de proposta mais clássico, que em 2021 deu a Babara Pravi um segundo lugar com “Voilà”. De então para cá a França alcançou um discreto 24º lugar com o intenso “Fulenn” de Alvan & Ahez em este ano, em Liverpool, La Zarra ficou em 16º lugar com “Évidemment”.
Segundo as regras da Eurovisão as canções concorrentes não podem ser divulgadas antes de setembro do ano anterior. A canção francesa surge, assim, já dentro da janela prevista pelo regulamento.
Presente na Eurovisão desde a estreia do concurso, em 1956, a França conquistou três vitórias entre os sete primeiros anos do festival (1958, 1960 e 1962), tendo juntado mais adiante duas mais ao seu palmarés, uma delas em 1969 (o ano das quatro vencedoras ex aequo), a quinta em 1977 com “L’Oiseau et L’Enfant”, na voz da luso-francesa Marie Myriam.