Foto: José Frade
O Palco foi o do Teatro Municipal de São Luiz, em Lisboa. Agora esses momentos intensos de musica, podem ser recordados vezes sem conta por todos.
Ana Sofia Carvalheda conversou com Pedro Joia e juntos , falaram deste encontro musical com a Orquestra de Camara Meridional.
*****
PEDRO JÓIA AO VIVO COM A ORQUESTRA DE CÂMARA MERIDIONAL
É o registo do último concerto de uma série de quatro que tiveram lugar em algumas das principais salas de Lisboa e Porto. Casa da Música, Centro Cultural de Belém e Teatro São Luiz.
Neste concerto Pedro Jóia revisita composições emblemáticas de alguns dos compositores mais marcantes na sua criação musical. A música de Carlos Paredes, Paco de Lucía ou Carlos Gardel, a par de algumas composições próprias, é aqui reinventada através de arranjos para guitarra e pequena orquestra conferindo a versatilidade, tensão e rigor rítmico que só uma formação destas dimensões consegue traduzir.
A guitarra e a orquestra funcionam aqui como uma entidade única, um só corpo que se contorce, estende e distende ao sabor dos caprichos da música, toda ela de matriz meridional, seguindo caminhos ora sinuosos ritmicamente ora contemplativos.
A fechar o alinhamento Ricardo Ribeiro junta‐se e este colectivo para uma magistral interpretação de um dos mais representativos tangos de Gardel, fechando uma viagem que começa no extremo leste do Mediterrâneo e termina em Buenos Aires, passando pela Andaluzia e pelo som mais português alguma vez criado, Carlos Paredes.
Alinhamento:
1. MOSAICO sobre tradicionais do Egipto/Afeganistão
2. VERDES ANOS Carlos Paredes
3. TANGOS FLAMENCOS Pedro Jóia
4. GUADIANO Pedro Jóia
5. ARACENA Pedro Jóia
6. BULERÍAS
Paco de Lucía/Pedro Jóia
7. ZYRYAB Paco de Lucía
8. MANO A MANO Carlos Gardeln(com Ricardo Ribeiro)
Ficha técnica:
Orquestra de Câmara Meridional
1ºs violinos: Otto Pereira Denys Stetsenko Vítor Vieira
2ºs violinos: Raquel Cravino Juan Maggiorani Reyes Gallardo
Violas: Lúcio Studer Ferreira Jorge Alves
Violoncelos: Ana Raquel Pinheiro Marco Pereira
Flauta: Rui Borges Maia
Contrabaixo: Óscar Torres
Percussão: Vicky Marques
Guitarra, alaúde, orquestrações e direcção musical: Pedro Jóia
Técnico de som e de gravação: Luís Delgado
Técnico de iluminação: Pedro Leston
Gravado ao vivo no Teatro São Luiz