Vem aí mais um Disco Antena 1 e, desta vez, o selo vem certificar uma celebração da mulher. Intitula-se Calíope e consiste num projeto que reúne nove canções, cada uma composta por uma artista portuguesa. Até hoje (6 fevereiro), pode ouvir o primeiro single — Corpo ao manifesto, de Elisa Rodrigues — em exclusivo na Antena 1.
“A minha canção tem muita letra, mas infelizmente não tem letra suficiente para abarcar todos os preconceitos em relação às mulheres na indústria musical”, diz em comunicado de imprensa Elisa Rodrigues, nome que concorreu ao Festival da Canção 2020 com Não Voltes Mais. O novo tema é a sua resposta a um convite da cantora Marta Hugon, que reuniu este grupo de artistas para repensar o estereótipo da musa inspiradora — afinal, neste disco, as mulheres não são musas, mas sim as suas próprias criadoras. Além de Rodrigues e Hugon, Calíope conta com os contributos de A garota não, Aline Frazão, Ana Bacalhau, Joana Alegre, Joana Espadinha, Joana Machado e Luísa Sobral.
Elisa Rodrigues descreve o tema Corpo ao manifesto como uma “coleção de verdadeiras pérolas de um patriarcado” que “se apressa a retirar a pertinência e o poder às artistas femininas. Só porque o poder feminino ainda assusta, só porque a musa e até a bruxa convêm muito mais do que a artista empoderada”, conclui. A este primeiro avanço de Calíope, segue-se o álbum na íntegra, disponível digitalmente a partir de 8 de fevereiro e em formato físico a 1 de março.