Com a normalização da vida social e política que o país conhece ao longo da década de 80, a viragem para os anos 90 chega sob o impacte de um acontecimento maior à escala europeia: a queda do muro de Berlim. As mudanças que então entram em cena com a desagregação da Jugoslávia e da URSS, assim como o fim da “guerra fria” abrem novas frentes de mudança na Eurovisão numa década em que as expressões de marcas de identidade das tradições dos diversos países concorrentes muitas vezes ficam evidentes nas canções enviadas em sua representação. Entre nós as participações de Dulce Pontes (1991), Lúcia Moniz (1996) e Alma Lusa (1998) são as que mais se moldam por este último quadro, representando algumas das melhores classificações para Portugal na Eurovisão numa década que conta ainda com bons resultados obtidos por Anabela (1993) e Sara Tavares (1994). Deste tempo chegam ainda mudanças no ecossistema do audiovisual português com a entrada em cena das televisões privadas. É sob este mapa de acontecimentos que se desenrola o oitavo episódio do podcast “Quis Saber Quem Sou” que conta com Gonçalo Madail, diretor da RTP Memória, como convidado.
“Quis Saber Quem Sou” é semanalmente construído a partir das conversas de um painel fixo constituído por João Carlos Callixto (investigador musical da RTP) e Sofia Vieira Lopes (musicóloga e investigadora da Universidade Nova de Lisboa), com moderação de Nuno Galopim. Para cada episódio são convidados historiadores, musicólogos, académicos na área da comunicação e jornalistas.
“Quis Saber Quem Sou”, é um podcast com duas versões distintas, uma delas com música (a escutar para já em exclusivo na plataforma RTP Palco), a outra, sem canções mas com mais momentos de conversa, para ouvir no Spotify, Apple Podcasts e Google Podcasts. A cada terça feira surge um novo episódio.