Na maior crise de refugiados e migrantes desde a segunda guerra mundial, a Cruz Vermelha Portuguesa, juntamente com outras 22 sociedades da Cruz Vermelha na Europa e o Comité Internacional da Cruz Vermelha lançaram uma ferramenta online para ajudar a reunir famílias separadas nas rotas migratórias para a Europa.
O novo website www.tracetheface.org permite que qualquer pessoa separada do seu familiar coloque uma fotografia de si próprio para indicar que está à sua procura e tornar conhecido o seu desejo de ser reunido. Esta nova página é uma adição ao trabalho de Restabelecimento dos Laços Familiares levado a cabo pela Cruz Vermelha há mais de 100 anos, e já tem 300 registos de pessoas que procuram os seus entes queridos.
«De todos os sofrimentos causados por guerras ou desastres, o mais angustiante é, talvez, o de não saber o que aconteceu a um familiar. Quando as pessoas são separadas por estas razões, tudo se deve fazer para descobrir o seu paradeiro, restaurar o contacto entre elas e, se necessário, reuni-las. O Movimento Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho tem uma forte experiência e conhecimento nesta área, integrando uma Rede de Restabelecimento dos Laços Familiares – composta pelos Serviços de Pesquisa e Localização das Sociedades Nacionais, as Agências de Localização das Delegações do Comité Internacional da Cruz Vermelha e a Agência Central de Pesquisa do Comité Internacional. Um dos mecanismos que ajuda a encontrar informação sobre pessoas desaparecidas em cenários de guerras ou desastres é o site Family Links do Comité Internacional da Cruz Vermelha.»
http://www.cruzvermelha.pt/actividades/internacional/restabelecimento-familiar.html