Dia 12 de Dezembro Pedro Abrunhosa veio ao "Programa da Manhã" para falar com José Carlos Trindade sobre o seu novo álbum "Espiritual".
Volvidos cinco anos desde a edição do último álbum de originais, "Espiritual", o novo álbum de Pedro Abrunhosa cuja edição ocorrerá no dia 30 de novembro, faz a espera valer a pena: quinze novas canções, quinze novos poemas e histórias de apaziguamento e inquietação.
A notícia veio com o lançamento de um novo single: "Amor Em Tempo de Muros", um tema que conta com a participação da conceituada cantora mexicana Lila Downs e cujo título fala por si. Esta é uma forma poética de contar a história do tempo, muitas vezes doloroso, que vivemos.
O videoclipe, realizado por Filipe Correia dos Santos e com a direção de fotografia de Arlindo Camacho, foi gravado no México, com pessoas reais, engrandecendo uma canção que por si só já retrata uma realidade que a todos toca. O vídeo pode ser visto aqui:
"Durante os últimos dois anos escrevi e compus mais de trinta Canções das quais apenas quinze integram o meu oitavo disco de originais, ‘Espiritual’. Foram dois anos de intensas, e quase diárias, gravações com os Comité Caviar. No BoomStudios, sob a supervisão imaculada de João Bessa, que comigo assina a Produção, o disco ganhou essência, depois corpo e, por fim, identidade. É um conjunto de Canções que, como todas, só ganharão vida plena no palco quando tocadas diante da cumplicidade do público. Agregado por uma atenção detalhada em todas as frentes é, contudo, na construção literária que ‘Espiritual’ assenta os seus alicerces.
Nos tempos fugazes de atenções efémeras, tento que as minhas raízes bebam da fundura dos mundos: do interior e daqueles que aos meus sentidos se vão revelando", escreve Pedro Abrunhosa.
Produzido por João Bessa e Pedro Abrunhosa, "Espiritual" conta com várias participações de luxo: para além da mexicana Lila Downs, “Espiritual” conta com participações da norte-americana Lucinda Williams, da francesa Carla Bruni, das portuguesas Ana Moura e Elisa Rodrigues e do brasileiro Ney Matogrosso. Também o percussionista inglês Karl Van Den Bosche e o guitarrista norte-americano Greg Leisz emprestam o seu talento a este disco.