"Há muitas maneiras de olhar para o nosso futuro mas nenhuma pode virar a cara à crise climática. Todas as semanas, Francisco Sena Santos e o professor Filipe Duarte Santos avaliam a temperatura do planeta.
também disponível
O que é que nos falta para que avance e se concretize a transição energética e como será esse processo de transição? Para nos ajudar a responder a esta questões junta-se a nós o economista Filipe Alves.
O que é importa mudar para que Portugal e a floresta tenham uma boa relação? Que cuidado falta dar à floresta? O convidado desta semana, Luís Damas, ajuda-nos a resposnder a estas e outras questões sobre a floresta.
Será que estamos a cuidar o que é preciso para garantir as nossas necessidades de água? Para responder a esta e a outras questões, o Prof. Filipe Duarte Santos convidou Rui Godinho, um especialista na matéria.
Francisco Sena Santos e Filipe Duarte Santos conversam com o cientista Gil Penha-Lopes, um ativista do caminho regenerativo da natureza.
Setembro teve ao mesmo tempo: calor "de fogo" e temporal "de cheias". Que tempo nos trará o futuro? O que esperar do que está para chegar?
Na União Europeia: números oficiais indicam que nas últimas décadas, em números redondos, a UE cortou um terço das emissões de gases causadoras de efeito de estufa.
Quando estamos em emergência climática, de que modo é possível mudar, redesenhar as cidades para que se tornem mais sustentáveis ?
Reduzir a pegada de CO2 já não basta. É preciso ir mais longe para reverter o dano ambiental já causado. "Os Guardiões" tem como objetivo sensibilizar e informar a sociedade para o problema das alterações climáticas.
De que informação, e com que valor, podemos beneficiar dos satélites no espaço. A monitorização dos incêndios ou da erosão costeira, a pesca ou a medicina, são apenas alguns dos setores desejosas dessa informações.
Os desafios económicos, energéticos, ambientais, climáticos e também sociais entrelaçam-se de modo cada vez mais complexo. Para nos ajudar a entender esta complexidade recebemos António Costa e Silva.