"Há muitas maneiras de olhar para o nosso futuro mas nenhuma pode virar a cara à crise climática. Todas as semanas, Francisco Sena Santos e o professor Filipe Duarte Santos avaliam a temperatura do planeta.
também disponível
O montado é um ecossistema delicado e muito exposto aos efeitos das alterações climáticas. Será que está sob ameaça? O que deve ser feito para atenuar os problemas?
6 anos depois estamos a aplicar o que aprendemos com os incêndios de 2017? O que falta fazer para atenuar o risco de incêndio rural e florestal? De que modo "melhor agricultura" pode ajudar?
Quais os efeitos das alterações climáticas na costa portuguesa? Onde estão as maiores ameaças? O que deve ser feito para proteger e defender a linha de costa e evitar desastres?
A pobreza energética passa pela baixa qualidade na construção das casas, pelo preço caro da energia e pela escassez de rendimentos. O que podemos fazer para contrariar a pobreza energética?
Qual é a vulnerabilidade, qual é o risco de regiões costeiras portuguesas face à subida do nível do mar? Que medidas de proteção devem ser adotadas?
É sabido que as consequências das alterações climáticas são mais duras nos lugares onde a pobreza é maior. Que caminho seguir para diminuir a desigualdade mundial? A taxa climática será uma opção?
A importância dos parques naturais e das áreas protegidas em Portugal e no mundo. Como são geridos, como são escolhidos os modelos de negócio das áreas protegidas, qual o papel do Estado?Com a presença de José Guerreiro.
Qual o papel dos municipios para uma vida sustentável? No Algarve, Loulé é um exemplo do que pode ser feito e tem plano municipal de acção climática. O predidente da autarquia, Vitor Aleixo é o convidado desta edição.
O que podemos esperar do mercado europeu de energia? Tentamos responder a esta e outras questões com a ajuda de Jorge Vasconcelos.
A camada de ozono está em recuperação. Será que nos vamos livrar do "buraco" do ozono que tanto ameaçou o plante nas ultimas 5 décadas?