Conjunto de reportagens em vários centros de investigação, que revelam o que cientistas portugueses estão a fazer para melhorar a produção de alimentos e reduzir o seu desperdício. Trabalhos realizados no âmbito de uma parceria da Antena 1 com as universidades de Lisboa, Nova de Lisboa e do Algarve.
também disponível
No Politécnico de Leiria criam-se novos produtos alimentares com recursos marinhos, como massas secas com algas. Um projeto apresentado por Eduarda Maio.
Na Universidade de Lisboa, Eduarda Maio foi conhecer os sensores que monitorizam os níveis nutricionais das frutas em crescimento, permitindo culturas com o mínimo de desperdício de água e solo.
No Algarve procura-se conciliar a pesca do polvo e a defesa desta espécie e do ecossistema. Trabalho de Eduarda Maio.
A Universidade de Évora estuda formas de tornar os olivais mais resistentes às alterações climáticas que favorecem a ameaça das pragas. Um trabalho de Eduarda Maio.
No Algarve, o Centro de Ciências do Mar participa no esforço europeu para valorizar mais os produtos marinhos. Um trabalho retratado pela jornalista Eduarda Maio.
Na Universidade de Lisboa estudam-se estratégias para que as refeições com mais legumes não deixem de fazer crescer água na boca. Um investigação “servida” pela jornalista Eduarda Maio.
Do brócolo, só comemos a flor. Caule e folhas vão para incinerar. Podemos aproveitá-los? A jornalista Eduarda Maio conta como os investigadores da Universidade de Trás os Montes e Alto Douro foram à procura de soluções.
A jornalista Eduarda Maio conta como na Universidade de Trás os Montes e Alto Douro foi desenvolvido um puré de ervilhas cujos benefícios estão a ser estudados na alimentação
A Sense Test, em Vila Nova de Gaia, é parceira de um projeto europeu que trabalha a introdução dos insetos na nossa alimentaçã: da produção ao prato. Um projeto apresentado pela jornalista Eduarda Maio.
Parte do leite produzido em Portugal é descartado para alimentação humana. Nos Açores, cientista procuram as melhores soluções para esse desperdicio. Reportagem de Eduarda Maio