Esta quarta-feira, a Antena 1 assinala o Dia Mundial da Água. A efeméride, que se comemora a 22 de março, enquadra-se no sexto Objetivo de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas: água potável e saneamento para todos até 2030.
Para 2023, a ONU reforça a necessidade de acelerar a mudança para resolver a crise de água e saneamento. Com base neste apelo, reunimos várias dicas para conservar e cuidar deste recurso — que pode ouvir ao longo do dia, e que antecipamos no site da Antena 1.
Conselho 1 — “Use um copo para lavar os dentes”
Cada vez que lava os dentes pode poupar dois garrafões de água.
Ao lavar as mãos ou os dentes com a torneira aberta, pode gastar cerca de 14 litros de água. Se usar um copo, pode diminuir para apenas 1 litro. Enche o copo, utiliza, deita fora… volta a encher, utiliza, deita fora… e possivelmente ainda o pode encher e utilizar uma terceira vez.
Conselho 2 — “Ao fazer a barba, não ponha as barbas de molho”
Ao manter a torneira aberta enquanto faz a barba, pode gastar até 40 litros de água. Se colocar uma tampa no lavatório, gastará apenas 2 litros.
Já pensou nisto? É a diferença entre gastar 8 garrafões de água, e gastar pouco menos de meio garrafão.
Conselho 3 — “Cantar durante o duche ajuda a poupar água”
Um duche de 15 minutos de torneira aberta, consome 180 litros. Mas se fechar a água enquanto se ensaboa e diminuir o tempo para 5 minutos, reduz o consumo para uns 60 litros.
Imagine agora que coloca um tema de 5 minutos a tocar, ou mesmo de 3 minutos, como por exemplo qualquer tema do Festival da Canção… assim consegue controlar ainda melhor o tempo que passa no duche. E é capaz de reduzir ainda mais o consumo… e poupar tempo!
Conselho 4 — “Aproveite a água do chuveiro”
A hora do banho é das ocasiões em que podemos poupar mais água. Para já, opte pelo duche. Um banho de imersão gasta cerca de 200 litros de água. Um duche bem organizado, gasta 60.
E se quiser, durante o duche utilize este truque enquanto espera que a água aqueça: armazene aqueles bons litros de água fria a correr que de outra maneira seria deitados a perder. Pode depois reutilizá-la para o autoclismo, para regar as plantas de casa, por exemplo. Experimente!
Conselho 5 — “Lave a loiça com eficácia”
Quantas vezes damos por nós a fazer mais máquinas da louça do que seria necessário? Tente organizar essa actividade e coloque a máquina da loiça a lavar sempre só com a carga completa.
E em vez de passar os pratos por água da torneira antes de os colocar na máquina, use um guardanapo para fazer essa pré-limpeza.
Conselho 6 — “Descongele a seco”
Muita gente gosta de apressar o processo de descongelamento colocando água quente a correr. Não faça isso. Não só está a desperdiçar água, como também pode pôr em risco a sua saúde. A descongelação sob água a correr, ou à temperatura ambiente, propicia a proliferação de bactérias. Em vez disso, deixe os alimentos a descongelar dentro do frigorífico.
Poupa água… e poupa a sua saúde também!